Sazonal de Inverno – Honda NSX Type R – 2002
Prezados Leitores do Site Gran Turismo Brasil.
Muito foi comentado, após a copa Abarth 500, que existia uma grande diferença de ajuste nos carros, então para o sazonal foi adotado o tipo de corrida com setup travado.
Para colocar mais pimenta no molho, escolhemos um carro tração traseira, motor central, e porque não o nosso tão idolatrado Honda NSX. Lembrando que o projeto do carro foi iniciado pelo grande piloto de formula 1 Satoru Nakajima. E após Ayrton Senna dar algumas voltas no brinquedo decidiu dar pitacos no ajuste do carro, e rigidez de carroceria e outros itens.
Para deixar a disputa mais no braço possível, foi escolhido um pneu com pouca aderência. Pneus esportivos macios, e sem nenhum tipo de controle ou auxílios técnicos. Desta forma, qualquer dividida de curva pode ser definida, pois é muito difícil dividir freadas, principalmente com os mais apetitosos. Além do setup totalmente original e travado com exceção do óleo. (a troca do óleo foi permitido, pois se algum participante treinasse bastante e sujasse o óleo, poderia apenas troca-lo e não seria necessário comprar um veiculo novo).
Outro fator que também foi discutido na Abarth, foi que alguns pilotos tinham muito tempo para treinar e deixar a volta perfeita cada vez mais constante, então para este evento foi adotado um sorteio no Facebook do GTBR, e a pista mais votada, foi escolhida apenas 1 dia antes da corrida….
Os entusiastas fans da pagina, votaram diversas pistas muito divertidas, mas ficou escolhida foi uma das pistas mais antigas de toda a historia do Gran Turismo – Grand Valley Speedway. Na opinião desta pessoa que vos escreve, todas as pistas que são originais do Gran Turismo, tem seu nível de complexidade, e são normalmente pistas bem técnicas… E certamente que esta tem seu charme especial, com todas as variações de altitude, freadas fortes, tuneis e também curvas de media velocidade…
Logo que foi anunciado o carro, muitos pilotos se queixaram do carro ser muito escorregadio, e também por ser um carro original um pouco sem graça. Mas todos foram praticamente unânimes em admitir que no final o nosso ´´Chefe´´ Senna tinha toda a razão. O carro é bem na mão, e vivo nas mãos do piloto, escorrega a traseira exatamente o tanto que é provocado, e realmente alguns pilotos fizeram milagre com o NSX.
O grid ficou bem bonito com a estreia de alguns pilotos novos no GTBR. Tais como Luciano Teodoro (já participante anteriormente) e David PVHkart.
Para as 15 voltas de Grand Valley Speedway se apresentaram 11 pilotos para a qualificação de 10 minutos.
Lembrando que em uma pista onde demora 2 minutos para dar uma volta completa, não teríamos muito tempo para acertar a volta perfeita.
Everson logo de cara, abre sua primeira volta voadora e faz o melhor tempo já na primeira volta. Grina fica com o segundo melhor tempo ate a metade da qualificação.
No meio da qualificação Lombardi escapa um pouco do transito, e consegue acertar uma volta limpa e consegue a pole position.
O grid de largada ficou desta maneira:
- Bruno Lombardi
- Marcos Grina
- Everson Vieira
- Jhony Supra
- JulioTill
- José Guilherme Radaell
- David PvhKart
- Heraldo Gobbi (Bad Player)
- Douglas Freak (retornando ao GTBR)
- Luciano Teodoro
- Crhislei Vieira.
Já na primeira volta, Lombardi abre na ponta e na curva 1 Grina já faz uma pilotagem defensiva no ataque Everson. A forte pressão de Everson faz com que Grina abra espaço na curva 5 para Everson. Se a estratégia era deixar Everson atacar Bruno, só o tempo para dizer se estava certo.
Douglas Freak retorna a pista em grande estilo e conquista quatro posições logo na primeira volta. Marcos Grina deixa seu Honda NSX escorregar e recebe pressão moderada de Jhony Supra.
Julio Till que vinha na sexta posição seguindo Douglas Freak, tem problemas de conexão após algumas voltas e abandona a prova.
Heraldo, após um acidente que danificou seu carro teve que ir para os box, e quase deu de frente com Gui Radael que vinha logo atrás.
Crhislei o piloto soneca dormiu no ponto e largou os pneus esportivos duros, e o prejuízo era certo em uma corrida em que não estava previsto a parada obrigatória.
É amigos do Gran Turismo Brasil, se a intenção de Grina era deixar Everson brigar com Lombardi, a estratégia deu certo, pois ambos os pilotos trocavam faiscas alternando a liderança. Quando a corrida já estava por volta da volta 8, mais precisamente na curva 3, Everson deixa o carro escorregar e com um pequeno lag violentamente contra o muro danificando inteiramente seu carro, e deixando limpo o caminho para Lombardi. Grina assume a segunda posição e a dança das posições continua.
Jhony Supra até tentava a aproximação de Grina, mas em uma corrida conservadora Grina administrava a distância de Supra para garantir a segunda posição.
David estreante no GTBR, luta para se acostumar com um carro difícil e com pneu esportivo macio sem qualquer ajuda, é amigo isso não é fácil , mas com persistência consegue concluir a prova.
Luciano Teodoro infelizmente foi outro piloto que enfrentou problemas de conexão e abandonou a prova.
Após a volta de Everson dos box, Everson consegue melhorar ainda mais seu melhor tempo de volta, mas fica um pouco distante para disputar posições no pódio.
Vamos ver como ficou o grid final?
- Bruno Lombardi
- Marcos Grina
- Jhony Supra
- Douglas Freak
- José Guilherme Radaell
- David PvhKart
- Everson Vieira.
- Crhislei Vieira.
Para um mês de férias o Sazonal foi um sucesso e aqueceu os reflexos dos pilotos para uma prova que ainda será realizada no mês de Julho, as 24 Horas de Le Mans. Parabéns a todos os pilotos que abrilhantaram esta disputa, neste agradável sazonal com um carro simples, de setup travado, porém exigente ainda mais se lembrarmos que todas as ajudas estavam proibidas e com pneu esportivo o que gerou pegas insanos.
Em breve nos vemos na pista.
Vrummmmmmm