Escolha uma Página

Dia13/05 e nos encontramos de novo para descrever um pouco sobre a Etapa 03 da Renault Stock. Levamos alguns dias para finalmente escrever a matéria pelo simples fato de que tivemos 3 solicitações de recursos enviados a Comissão de Pilotos GTBR, e os pilotos membros da Comissão analisaram um a um e quando tudo já parecia resolvido, ao convocar cada piloto, no último caso uma reviravolta não esperada pois o piloto André alegava não ver na partida o piloto Juliano. Comissão se debruçou em cima de vídeos para analise e chegaram a conclusão que realmente no último caso não houve intenção e sim uma questão de incompatibilidade. Com todo este trabalho a Comissão de Pilotos entregou seu parecer final na data de 23/05, e hoje estamos aqui debruçados no computador para transcrever um pouco do que foi a Etapa 03 da Renault Stock. Vamos primeiramente aos recursos?

No processo de total transparência, vamos publicar aqui os 3 incidentes que foram solicitados análises.

  • Caso 1 – Pilotos envolvidos: Marcos Grina e Guilherme Aquino.
  • Caso 2 – Pilotos envolvidos: Heraldo Gobbi e Eduardo Queiroz
  • Caso 3 – Pilotos envolvidos: Juliano Ramos e André Carvalho

Vale a pena salientar que todos os casos foram analisados vídeos dos incidentes e que os pilotos pertencentes a Comissão de Pilotos não participaram na votação e nem na consideração dos fatos, dando assim total imparcialidade ao processo.

Após apreciação e votação dos membros da Comissão de Pilotos ficou decidido que no Caso 1 o piloto Guilherme Aquino seria penalizado com uma adição de 30 segundos em seu tempo final. O piloto Guilherme Aquino demonstrou uma madureza elogiável ao aceitar e concordar com a penalização e reconhecer o erro.

No Caso 2, ficou decidido que o piloto Eduardo Queiroz seria penalizado com uma adição de 30 segundos em seu tempo final. O piloto Eduardo Queiroz não aceitou muito bem a decisão o que é compreensível, mas decidiu respeitar o trabalho dos membros da Comissão de Pilotos.

No Caso 3 já estava decidido que o piloto André Carvalho seria penalizado em 30 segundos de seu tempo final. Quando a Comissão de Pilotos chamou o piloto Nescau ao grupo (A Comissão de Pilotos chama todos pilotos envolvidos em todos os casos, um a um para escutar seu parecer), o piloto Nescau comunicou que não via na pista o piloto Juliano Ramos. Após buscarmos vídeo adicional para comprovar o relato do piloto Nescau, a Comissão de Pilotos rapidamente decidiu reavaliar a questão. Desta forma a Comissão de Pilotos finalizou a analise do último caso e decidiu não punir o piloto André Carvalho por fortes indícios em vídeos de que o piloto não via o piloto Juliano Ramos. Por sua vez, o piloto Juliano Ramos, entendeu a situação e agradeceu a atenção dos membros da Comissão de Pilotos em avaliar com seriedade a situação.

Vale a pena lembrar que para Etapa 04, a Comissão de Pilotos decidiu por unanimidade que TODOS OS PILOTOS DEVERÃO SALVAR O REPLAY DE SUA CORRIDA para ser usado caso tenha necessidade em uma situação de recurso. O piloto que não tiver seu replay salvo não terá direito de justificar sua defesa, salvo raras exceçoes quando o piloto tiver queda de conexão antes do término da corrida.

Com todos os casos relatados vamos então ao que interessa? Lamentavelmente tivemos 8 pilotos ausentes na etapa 03 mas mesmo assim a etapa foi espetacular com a presença de 35 pilotos no grid. As 17 voltas de Suzuka seria um desafio a parte, pois é uma pista técnica, exigente, onde qualquer desatenção pode significar um grande prejuizo e foi assim neste clima repleto de adrenalina que as emoções afloraram na noite de 13/05/2018 com o grupo GTBR3.

GTBR3

13 pilotos no grid e uma leva considerável de pilotos rápidos estavam presentes no GTBR3. Diogo Amaral também conhecido como Homem Raio X, Diogo Braga também conhecido de Jarrinho, LOF1 Lameira mais conhecido como Jeferson Lameira, nomes já conhecidos por estar nos grupos GTBR2 ou GTBR1 não iriam ter vida fácil e enfrentar pilotos também rápidos como Ricardo Dantas, André Carvalho, o inferrujável Guilherme Radaell, Juliano Ramos, Fabio Palma, o amigo e piloto Uruguaio José Del Hoyo, Lucas Zanivan, o sempre presente em situações mais apimentadas Emerson Machado também conhecido como Gordinho Peludo (Suspeito demais esse ID rsrsrs), Gustavo Bueno e José Valdery.   É meus amigos querem moleza? Aqui a maria mole tem a flexibilidade de uma rapadura e correr em qualquer grupo é pedreira. Para estar lá na frente, tenha certeza que você não só vai ter que remar, mas sim tirar o máximo de seu motor e de seus reflexos. Vamos ver como foram as emoçoes do GTBR3?

Logo no qualify José Valdery mostrou toda sua disposição e cravou a Pole, Jarrinho, Lucas Zanivan e Lameira vieram na bota já deixando claro: “Vai ter briga forte por aqui”. Seria uma pega de alto nível e de muita disputa.  Na largada José Valdery ficou travado e acabou por gerar alguns incidentes de forma involuntária. Uma pena pois tudo apontava para uma partipação expressiva no GTBR3. Na corrida Lameira foi inquestionável e conquistou com muita propriedade a P1 seguido por Diogo Braga o Jarrinho na P2, O Homem Raio X ou Diogo Amaral na P3, Ricardo Dantas o Ricvidan na P4, André Carvalho o Nescau na P5, o inferrujável José Guilherme Radaell na P6, Juliano Ramos na P7, Fabio Palma na P8, José Del Hoyo na P9, Lucas Zanivan na P10, Emerson Machado na P11. Gustavo Bueno que teve problema de conexão e piloto José Valdery que travou logo na largada ficaram com apenas um ponto pela presença e participação.

Parabéns a todos os pilotos que abrilhantaram a disputa no GTBR3, e Parabéns ao 3 ponteiros Lameira, Jarrinho e Diogo Amaral.

GTBR2

Lamentavelmente tivemos 4 ausências no GTBR2, mas nem isso iria tirar o brilho da disputa pois 10 pilotos estavam ali para disputar cada curva, cada milimetro de Suzuka. Nesse grupo ninguém teria vida fácil, pois tinham pilotos que sempre estão presentes no GTBR1. Bruno Cruzeiro, Betokafé, Valdemiro Tonolli, Márcio Almeida, Alyson Costa, Bruno Sabino, Felipe Matos, Antonio Munhoz, Leonardo Maganha, Wictor Pereira e Rafael Granha, fechavam um grid para lá de apimentado, pois com certeza o clima ia esquentar na pista. Se você solicitasse a opinião de 10 expectadores de quem iria fazer a pole, 10 apontariam para Bruno Cruzeiro, mas foi uma surpresa total quando Bruno teve problema durante o qualify e teria que trabalhar todas as posições pois largaria na P9 após Wictor Pereira ter problemas logo no inicio em nem conseguir largar. Com certeza, quando os amigos que nos acompanham nas transmissões viram Bruno Cruzeiro ficar na última posição no qualify, certamente muitos pensaram: “Agora sim vou ter uma corrida boa de se ver “. Desta forma vamos parar de fritar pneu na redação e mostrar como foram as emoções do GTBR2?

BetoKafé fez a Pole, seguido de perto pelo sempre rápido Márcio Almeida na P2, Leonardo Maganha que fez um excelente qualify largando na P3 e Ally Simões na P4 com uma torcida para lá de animada, porque não dizer quase uma arquibancada de torcedores com direito a pipoca, intrigas, ciumes e muita discussão no chat do GTBR, coisa animada de se ver.

E os mistérios da conexão esta de marcação com BetoKafé, pois após fazer a Pole, BetoKafé novamente apresentou problema e ficou travado na largada. Tristeza de ver o segundo piloto dar baixa de forma prematura no GTBR2. Alheio a tudo isso, Bruno Cruzeiro deu espetáculo e conquistou a vitória seguido de Márcio Almeida na P2. Aliás Marcio Almeida é osso duro de roer, um piloto que comete poucos erros e sempre muito competitivo. Na P3 ele, o piloto que arrasta uma arquibancada em cada etapa, Ally Simões, seguido de Valdemiro Tonolli na P4. Bruno Sabino conquistou a P5 acompanhado de perto por Felipe Mattos na P6, Antonio Munhoz na P7 e Leonardo Maganha na P8. Os pilotos BetoKafé e Wictor Pereira, conquistam 1 ponto por sua presença.

Parabéns a todos os pilotos que derreteram seus pneus no GTBR2, e a Bruno Cruzeiro pela vitória, Márcio Almeida na P2 e Alyson Costa na P3. Vamos agora as emoções do GTBR1?

GTBR1

E chegou a hora do GTBR1. A onça ia beber água neste grupo. Rafael Almeida ao lado de Conrado Andrade defendiam a liderança do Campeonato. É mas este grupo não se resumiria a apenas estes dois pilotos. Diego Daroceski, Marco Pita, Alexandre Maganha, Julio Cotting, Heraldo Gobbi, Marcos Grina, Eduardo Queiroz, Guilherme Aquino e Jorge Cancela iriam engrossar o caldo deste disputa.

No qualify, tivemos aquilo que já era esperado. RaO66GT, Conrado Andrade, Marcos Grina? Que nada, Após conquistar um P4 na Etapa 01 e P8 na Etapa 02, Jorge Cancela mostra que o campeonato poderia ganhar um novo piloto na disputa e cravou a pole position no grupo mais forte da Renault Stock. Mas não estragariamos narrando aqui tudo aquilo que você pode conferir no vídeo da etapa.

Jorge Cancela foi irretocável e conquistou a vitória de forma brilhante e é um novo piloto que tem que ser observado de perto pois promete dar muito trabalho. Guilherme Aquino fez uma corrida brilhante e cruzou na P2, mas com a penalização que recebeu de 30 segundos pela comissão de pilotos referente ao incidente com Marcos Grina, a P2 caiu no colo do líder isolado do campeonato, o piloto Rafael Almeida, o RaO66GT.

Guilherme Aquino desta forma e considerando o tempo final ficou com a P3, premiando uma fabulosa participação no GTBR1. Daniel Castro ficou com a P4, e foi seguido por Eduardo Queiroz que cruzou na P5 mas que em virtude da penalização recebida pela comissão de pilotos no incidente envolvendo o piloto Heraldo Gobbi, a P5 acabou caindo no colo de Marcos Grina que havia cruzado na P6.

Heraldo Gobbi que cruzou na P7 acabou subindo um posição e herdou a P6, seguido de Julio Cotting na P7, Alexandre Maganha na P8. Eduardo Queroz com os 30 segundos de penalização caiu da P5 para a P9. Na P10 Marco Pita cruzou e se segurou no GTBR1. P11 e P12 foi ocupada por Conrado Andrade que rodou durante a prova e Diego Daroceski que enfrentou problemas na prova.

Parabéns a todos os pilotos que abrilhantaram a disputa no GTBR1 e Parabéns a Jorge Cancela pela Vitória, e Rafael Almeida e Guilherme Aquino pela P2 e P3 consecutivamente.

Com este resultado a dança das cadeiras foi grande.

Conrado Andrade e Diego Daroceski caem do GTBR1 para o GTBR2 e Adalberto Lopes e Paulo Cesar caem do GTBR1 para o GTBR3 com a ausência na pista.

Sobem para o GTBR1 os pilotos, Bruno Cruzeiro vencedor do GTBR2, Marcio Almeida, Alysson Costa e Valdemiro Tonolli.

No GTBR2 como tivemos 2 quedas e mais 4 ausências no GTBR2, no total 6 piloto cairam para o GTBR3. São eles: BetoKafé, Wictor Pereira, Rafael Granha, Tavares Junior, Luciano Massafeli e Ruan Carlos. Com isso somando as 6 vagas mais 2 vagas de pilotos que cairam direto do GTBR1 para o GTBR3, 8 pilotos irão subir para o GTBR2. São eles: Jeferson Lameira, Diogo Braga, Diogo Amaral, Ricardo Dantas, André Carvalho, Guilherme Radaell, Juliano Ramos e Fabio Palma.

Assim terminamos a disputadíssima etapa de Suzuka, e no dia 27/05 nos vemos no novo desafio da Renault Stock e esperamos vocês por lá. Quem será que vai dominar a Etapa 04? No domingo essa história será contada.