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Regulamento – Sport Prototype & Gran Touring GTBR

 Gran Turismo 6 / Temporada 2016/2

  1. Da denominação e participação

1.1. O Campeonato Sport Prototype & Gran Touring Tchello Durigan, temporada 2016/2, organizado pelo site Gran Turismo Brasil, será disputado entre pilotos virtuais brasileiros, ou estrangeiros, a critério da organização, na forma deste regulamento.

1.1.1. Para disputar o campeonato, os pilotos deverão atender a todos os critérios e condições definidos no site oficial do GTBR antes do início do campeonato.

1.2. O site Gran Turismo Brasil detém todos os direitos relacionados à competição e seus membros organizadores são os responsáveis pela organização, realização e elaboração do regulamento do campeonato.

 

  1. Da organização do campeonato e do sistema de disputa

2.1. O referido Campeonato será disputado utilizando-se o simulador Gran Turismo 6, da empresa Sony Computer Entertainment, para o console Playstation 3, da mesma empresa.

2.1.1. O cronograma das etapas será divulgado no site/facebook do GTBR antes do início oficial do campeonato.

2.1.2. Os circuitos e veículos utilizados no campeonato serão escolhidos entre os disponíveis no Gran Turismo 6, vedado o uso de circuitos criados por meio da ferramenta de edição de pistas disponível no simulador.

2.1.3. Caso haja atualização no simulador que adicione novos circuitos ou veículos, estes poderão ser utilizados para fins do campeonato, a critério da organização.

2.1.4. A definição do circuito será divulgado no início da semana que antecede a data oficial de cada etapa, em aviso oficial no site do GTBR / Facebook GTBR, juntamente com o(s) carro(s) homologado(s) para a(s) respectiva(s) bateria(s), salvo motivo de força maior que impeça a realização do(s) evento(s).

2.2. O sistema de disputa adotado serão os de corrida online e tomada de tempo, por meio do uso de salas privadas disponíveis no ambiente online do Clube GTBR Gran Turismo Brasil, criadas especificamente pela organização para a realização das etapas do campeonato.

2.2.1. No sistema de corrida online, os pilotos se conectam via internet à(s) sala(s) ou lounges criada pela organização do campeonato e correm uns contra os outros, com formação de grid de largada, disputando a melhor posição na pista dentro do número de voltas determinadas em cada bateria.

2.2.2. A organização do campeonato utilizará também, a seu critério, o sistema “Tomada de Tempo” em conjunto com o sistema de corrida online nas 1ºEliminatórias do campeonato.

2.2.2.1. O sistema “Tomada de Tempo” consiste na classificação dos pilotos considerando os tempos de volta marcados em sessões de treino livre criadas especificamente para esse fim, tendo suas posições definidas, em ordem crescente, do menor tempo de volta para o maior tempo de volta.

2.3. O campeonato será dividido em duas fases, ELIMINATÓRIA / COMPETIÇÃO.

2.3.1. Eliminatórias: A eliminatória será disputada em forma de tomada de tempo com  todos os pilotos inscritos, com pista e carro determinado pela organização do campeonato conforme item 2.3.2.. Estarão homologados para a competição os 36 melhores tempos da eliminatória, porém apenas 24 pilotos irão disputar a etapa a partir da classificação de tomada de tempo por cada etapa. Este modelo visa a ampliar a possibilidade de todos os pilotos e equipes terem êxito até a última etapa do campeonato.

2.3.2. Carro e Pista da Eliminatória: O carro a ser utilizado na eliminatória que definirá os 36 pilotos credenciados para a disputa do Sport Prototype & Gran Touring – Tchello Durigan é o Mazda 787B. A pista selecionada para a disputa da eliminatória do Sport Prototype & Gran Touring – Tchello Durigan é o traçado de Deep Forest.

2.3.3. Competição na Etapa: Dos 24 pilotos classificados a partir da tomada de tempo por etapa, os pilotos serão divididos em grupos de 12 pilotos, onde serão agrupados alternadamente. Ex: P1 na grupo A, P2 na grupo B, P3 grupo A, P4 grupo B e assim consecutivamente.

2.3.4. Pilotos Não Classificados para Etapa: Os 12 pilotos não classificados para a etapa, irão disputar na pista em uma terceira sala administrada pela organização do campeonato, pontos valiosos para a equipe e que será denominado como “Grupo Extra”. Estes pontos não serão contabilizados na pontuação por piloto, somente por equipe. A pontuação extra para os primeiros seis colocados nesta bateria segue abaixo:

– P1 – Pilotos Não Classificados para a Etapa – 6 Pts.

– P2 – Pilotos Não Classificados para a Etapa – 5 Pts.

– P3 – Pilotos Não Classificados para a Etapa – 4 Pts.

– P4 – Pilotos Não Classificados para a Etapa – 3 Pts.

– P5 – Pilotos Não Classificados para a Etapa – 2 Pts.

– P6 – Pilotos Não Classificados para a Etapa – 1 Pts.

Desta forma, mesmo que o piloto não se classifique para a etapa, poderá ter participação importante para a somatória de pontos para a equipe.

Observação: Todos os pilotos do Grupo Extra irão disputar com o mesmo carro determinado para sua equipe na respectiva etapa.

2.3.5. Etapas: Serão realizadas 6 etapas em pistas sorteadas segundo descrito no parágrafo 2.3.6.

2.3.6. Equipe: Cada equipe será constituída de 3 pilotos. A equipe será determinada conforme demonstrativo abaixo. Serão somados os pontos obtidos por cada piloto integrante da equipe. Os nomes das equipes serão determinadas pelos pilotos a partir da formação da equipe. A metodologia para formação de equipe segue abaixo:

– Equipe A (ou nome a escolher): P1 / P24 / P36; (Posições da Eliminatória)

– Equipe B (ou nome a escolher): P2 / P23 / P35; (Posições da Eliminatória)

– Equipe C (ou nome a escolher): P3 / P22 / P34; (Posições da Eliminatória)

– Equipe D (ou nome a escolher): P4 / P21 / P33; (Posições da Eliminatória)

– Equipe E (ou nome a escolher): P5 / P20 / P32; (Posições da Eliminatória)

– Equipe F (ou nome a escolher): P6 / P19 / P31; (Posições da Eliminatória)

– Equipe G (ou nome a escolher): P7 / P18 / P30; (Posições da Eliminatória)

– Equipe H (ou nome a escolher): P8 / P17 / P29; (Posições da Eliminatória)

– Equipe I (ou nome a escolher): P9 / P16 / P28; (Posições da Eliminatória)

– Equipe J (ou nome a escolher): P10 / P15 / P27; (Posições da Eliminatória)

– Equipe K (ou nome a escolher): P11 / P14 / P26; (Posições da Eliminatória)

– Equipe L (ou nome a escolher): P12 / P13 / P25; (Posições da Eliminatória)

*obs: A equipe que tiver um membro faltante, poderá substituir apenas um piloto por um convidado para compor a chave que irá disputar o “Grupo Extra”. Se a equipe tiver dois pilotos ausentes não terá direito de colocar dois pilotos convidados no “Grupo Extra”, apenas um. Os nomes dos pilotos convidados por equipe somente serão divulgados no final do campeonato na divulgação na tabela de pontos por equipe, mediante a prévia comunicação da equipe através de e-mail.

2.3.7. Carros: Dos 8 carros selecionados e apresentados no Facebook do Gran Turismo Brasil, apenas 6 carros estão homologados. Os carros ainda serão de setup travado, não dando a oportunidade de ajustes no carro. A sequência dos carros homologados seguem abaixo:

01 – Toyota Minolta 88C-V;

02 – Peugeot 905b EVO 1 BIS LM’92;

03 – Nissan R92CP;

04 – Mazda 787B; (O modelo Stealth Model não está homologado.)

05- Mercedes Sauber C9;

06 – Mazda 787B Stealth Model;

2.3.8. Pistas: 10 traçados estão homologados para o Sport Prototype & Gran Touring –  Tchello Durigan, mas somente 6 serão utilizados. A cada etapa a pista que será selecionada será determinada por sorteio da loteria federal no sorteio anterior à data da corrida. Esta medida visa favorecer a maior competitividade mesmo com aqueles que não dispõem de muito tempo para treinar. As pistas homologadas para o Sport Prototype & Gran Touring Tchello Durigan são:

0 – Autódromo Nazionale Monza ’80s;

1 – Circuit de Spa-Francorchamps;

2 – Circuit de La Sarthe 2005;

3 – Apricot Hill Raceway;

4 – Twin Ring Motegi (Estrada);

5 – Suzuka Circuit;

6 – Fuji Speedway F;

7 – Nurburgring GP/F;

8 – Red Bull Ring;

9 – High Speed Raceway;

2.3.9. Homologação de pista para etapa: A pista será homologada através do sorteio da loterial federal que anteceder a data da prova. O último digito do primeiro prêmio irá determinar a pista que será homologada. No caso da pista já ter sido utilizada em alguma etapa, a pista subsequente ainda não utilizada será homologada para a disputa da etapa.

2.4.0. Carros e Pilotos: Todos os pilotos irão obrigatoriamente correr com todos os carros, ou seja, irá disputar cada etapa com um carro diferente e terá de lutar pelo melhor resultado com seu bólido determinado. O carro será determinado a partir da classificação da eliminatória e desta forma, cada equipe correrá com um carro por etapa, salvo “Grupo Extra” que disputarão todos com o mesmo carro. Isso favorece com um maior equilíbrio da competição no final da somatória das seis etapas. A metodologia de carro determinado segue abaixo:

– Equipe A (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 01.

– Equipe B (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 02.

– Equipe C (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 03.

– Equipe D (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 04.

– Equipe E (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 05.

– Equipe F (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 06.

– Equipe G (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 01.

– Equipe H (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 02.

– Equipe I (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 03.

– Equipe J (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 04.

– Equipe K (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 05.

– Equipe L (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 06.

Obs: A sequência dos carros estão descritos no item 2.3.7. Na etapa subsequente a equipe terá que correr com o carro posterior na sequencia.

Ex:

– Equipe B (ou nome a escolher) – Etapa 01 – Carro Sequência 02.

– Equipe B (ou nome a escolher) – Etapa 02 – Carro Sequência 03.

– Equipe B (ou nome a escolher) – Etapa 03 – Carro Sequência 04.

2.4.1. Piloto não participante ou com queda de conexão: O piloto que não participar na prova ou que cair a conexão, não somará ponto na etapa na soma de pontos individuais.

2.4.2. Pole Position: O Pole Position de cada etapa receberá um ponto extra.

2.4.3. Pontuação.

Será adotado a seguinte pontuação para a Sport Prototype & Gran Touring GTBR:

PONTUAÇÃO por GRUPO

1º Lugar Grupo A:  15 pontos

2º Lugar Grupo A:  13 pontos

3º Lugar Grupo A:  11 pontos

4º Lugar Grupo A:  10 pontos

5º Lugar Grupo A:  09 pontos

6º Lugar Grupo A:  08 pontos

7º Lugar Grupo A:  07 pontos

8º Lugar Grupo A:  06 pontos

9º Lugar Grupo A:  05 pontos

10º Lugar Grupo A: 04 pontos

11º Lugar Grupo A: 03 pontos

12º Lugar Grupo A: 02 pontos

2.4.4. Dia da Semana das Provas e Tomadas de Tempo: As provas serão realizadas nas noites de sexta-feira a partir das 20.30hs.

2.4.5. Calendário: O calendário da prova de eliminatória e das provas e das respectivas tomadas de tempo será divulgado no Facebook do Gran Turismo Brasil.

2.4.6. Ajustes Permitidos e Probidos: Todos os participantes deverão observar os critérios permitidos e proibidos de ajustes nos carros e modo de pilotagem conforme segue abaixo:

– Setup Travado dos Carros; (Carros Stock apenas com troca de óleo).

– ABS Permitido;

– TCS (Controle de Tração) Proibido:

– Direção Ativa Proibido:

– ASM Proibido;

– Força de Recuperação de Derrapagem Proibido;

– Indicador de Ponto Cego Proibido;

– Linha de Condução Proibido;

2.4.7. Pit Stop: A cada prova será obrigatória uma parada no Pit Stop para troca de pneus.

2.4.8. Pneus: A escolha de pneus será livre, porém será obrigatória ao menos uma troca de composto durante a prova.

2.4.9. Campeão: Será declarado campeão, aquele que obtiver a maior pontuação na soma dos pontos conquistados em cada uma das etapas, e assim respectivamente.

2.5.0. Campeão em caso de Empate: Em caso de empate ao final do campeonato, os critérios de desempate serão os definidos abaixo, na seguinte ordem:

2.5.0.1.1. Maior número de participações nas etapas e nas baterias;

2.5.0.1.2. Melhor somatório de resultados na combinação das etapas disputadas;

2.5.0.1.3.  Permanecendo o empate, a organização definirá o(s) próximo(s) critério(s) de desempate(s) no site oficial do GTBR ou no Facebook GTBR.

 

  1. Das condições de participação no campeonato

3.1. Para estar apto a participar do campeonato, o piloto deverá dispor, no mínimo, dos seguintes equipamentos e condições:

3.1.1. 1 console Playstation 3 atualizado com a última firmware disponível;

3.1.2. 1 joystick ou volante que funcione com o console;

3.1.3. 1 televisor compatível com o console;

3.1.4. Uma conexão com a rede mundial de computadores (internet) que permita o acesso à Playstation Network (PSN) e a participação nas corridas online do GT6.

3.2. Os pilotos são exclusivamente responsáveis pelo funcionamento dos equipamentos que garantam sua participação no campeonato, isentando o GTBR, nesse sentido, de qualquer responsabilidade quanto a disponibilidade do piloto para participar das baterias.

 

  1. Das regras de conduta e condução durante as corridas online

4.1. As regras detalhadas de condução dos pilotos durante as baterias online serão divulgadas à parte no documento denominado Estatuto do Piloto GTBR, a ser divulgado oportunamente no site da comunidade.

 

  1. Das penalidades

5.1. Será publicado conjuntamente com o Estatuto do Piloto GTBR normas detalhadas acerca das situações que originarão penalidades aos participantes do campeonato em caso de descumprimento das regras relativas ao evento.

5.2. Embora o sistema de validação das voltas seja o do próprio simulador, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da corrente etapa ou mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer atitude anti-desportiva durante as corridas online, que gere ou não vantagem ao respectivo piloto.

5.3. De igual forma, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da etapa ou até mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer outra irregularidade durante a realização das baterias, como por exemplo uso de códigos para burlar a programação original do simulador.

5.4. Para fins do Sport Prototype & Gran Touring GTBR edição 2016, são considerados tipos de penalidade aplicáveis aos pilotos:

5.4.1. Advertência, para as faltas consideradas leves e cuja ocorrência tenha sido a primeira;

5.4.2. Adição de tempo ao tempo total registrado na bateria ou desclassificação de uma das etapas ou de todo o evento, para as faltas consideradas graves e em caso de reincidência nos casos de advertência, a critério da organização do evento;

5.4.3. Suspensão de participação nas próximas etapas ou dos próximos eventos a serem realizados pelo GTBR, para reincidência em faltas de natureza grave, ouvido o Conselho de Pilotos;

5.4.4. Descadastramento do piloto infrator do site, a critério exclusivo do Conselho de Pilotos, no caso de reincidência das penas de suspensão e em caso de grave perturbação do ambiente online da PSN provocada pelo membro em questão.

5.5. Caso o piloto entenda que o julgamento decorrente da aplicação de sanção prevista nos itens anteriores não tenha sido adequado, poderá requerer recurso formalmente à organização, para que esta encaminhe a decisão para análise e julgamento do Conselho Pilotos do Gran Turismo Brasil, para que procedam à revisão ou não da decisão. Neste caso, a decisão do Conselho será definitiva, não cabendo mais recurso por parte do piloto e da organização;

5.5.1. A solicitação de recurso prevista neste item não é aplicável às sanções de advertência, cuja decisão é soberana da instância aplicadora da penalidade.

5.6. Caso haja denúncia de qualquer atitude anti-desportiva ou outra irregularidade observada durante a etapa declarada por piloto ou membro no site do Gran Turismo Brasil, encaminhada por e-mail ou pessoalmente à organização, esta poderá, a seu critério, proceder à investigação da conduta do piloto, podendo desclassificá-la caso seja confirmada qualquer irregularidade que desrespeite as regras dispostas neste regulamento e nos demais relativos ao campeonato, respeitado o direito de recurso pelo piloto da respectiva volta ao resultado proferido pela organização.

 

  1. Da premiação

6.1. A critério da organização ou dos patrocinadores do Gran Turismo Brasil, os três primeiros colocados na classificação final da campeonato poderão receber ou não premiação, mas em caso de existência de premiação será divulgada em comunicado oficial no site do Gran Turismo Brasil / Facebook Gran Turismo Brasil.

6.2. A critério exclusivo dos pilotos premiados, estes poderão optar em receber os prêmios:

6.2.1. Em mãos, diretamente da equipe Gran Turismo Brasil em um local acessível a ambos.

6.2.2. Pelos correios, mediante fornecimento dos dados solicitados pela organização, com as despesas de envio custeadas pelo piloto.

6.3. De igual modo, o site GTBR, por meios próprios ou através de seus patrocinadores oficiais, poderão sortear a qualquer tempo prêmios para os pilotos participantes de todas as fases do campeonato, segundo critérios de elegibilidade definidos pela equipe organizadora nos canais oficiais de comunicação no site e ou facebook.

6.4. No caso de recebimento da premiação, os pilotos concordam previamente em conceder depoimento para o site GTBR, em formato escrito, de áudio e/ou de vídeo, com a finalidade exclusiva de divulgação dos resultados finais do campeonato para o GTBR.

 

  1. Das disposições finais

7.1. Considera-se comunicação oficial, para fins deste regulamento, aquela prestada por membro Gran Turismo Brasil responsável pela organização do campeonato, prestada em destaque na parte do site ou facebook GTBR designada para servir oficialmente de canal de comunicação entre os organizadores e os pilotos.

7.2. Os pilotos que apresentarem conduta ofensiva a outros membros, seja pela utilização de palavras de baixo calão, por manifestações discriminatórias de qualquer natureza ou outras atitudes que agridam a dignidade de indivíduos ou grupos, na utilização dos canais de comunicação disponíveis no site do Gran Turismo Brasil ou no ambiente online do Playstation 3, poderão, a critério da organização, ser desclassificados permanentemente do campeonato, sem prejuízo de outras sanções.

7.3. O tratamento e a resolução dos demais casos omissos na aplicação deste regulamento serão de responsabilidade da organização deste campeonato.

Gran Turismo Brasil – Sport Prototype & Gran Touring