Loucura total….
Se alguns julgam High Speed Ring como uma pista sem graça, é melhor rever seus conceitos porque das seis curvas, duas delas extremamente traiçoeiras se tornam um desafio e tanto principalmente quando temos um número de voltas elevado, pois o alto consumo de combustível e o alto desgaste de pneus eleva o nível do desafio e faz com que os pilotos permaneçam concentrados até cruzar a bandeirada final.
E foi assim a quarta etapa do SPGT. A noite começou agitada com uma briga ferrenha pela liderança. Nei castro Jr deu as caras no campeonato e lutou arduamente pela pole position, que também era disputada nos milésimos.
Nei, Freak, Ualace, Tavares Junior e Heraldo Gobbi travavam uma luta acirrada pela ponta, enquanto Diego Kim, Julio Till e Jonhy Supra vinham em ritmo mais cadenciado.
Diego bate o carro logo no início do qualify, que desta vez era reduzido em virtude do tempo que gastamos para estabilizar todos os pilotos e pela dificuldade enfrentada na PSN. Diego, Jhony e outros pilotos vão aos boxes para reparo e troca de pneus pois haviam escolhido o composto Corrida Médio.
E o bicho pegava na pista com Nei Castro Junior liderando o qualify com seu Nissan R92CP e sendo o único piloto na casa dos 53 segundos com o tempo de 0.53.848. No seu encalço vinha o sempre voador Douglas Carabette, o Freak que registrava um tempo de 0.54.153 com seu Peugeot 905B. Ualace Martinelli com seu Mazda 787B vinha na terceira posição seguido pela Mercedes Sauber de Tavares Junior mais conhecido como o Piloto do Amor… (Racer Lover).
Nos últimos minutos do qualify Diego com seu Nissan R92CP acerta duas voltas voadoras e abaixa o tempo da pista para 0.53.533 e posteriormente para 0.53.188. Assim como em Suzuka, Diego surpreendeu nas voltas finais do Qualify e começa a mostrar que está pronto para disputar a liderança das corridas.
Na verdade, todos os pilotos do SPGT vêm mostrando uma evolução e diminuindo a diferença com os pilotos que já conhecidamente são rápidos como o caso de Ualace Martinelli, Eduardo Pereira, Freak e Tavares Junior. Isso foi verificado não só na Etapa 04 do SPGT, mas nas anteriores os tempos já demonstravam isso, ou seja, se alguém quer manter a supremacia, vai ter que trabalhar, pois os novatos estão arrebentando.
Uma pena sentirmos a ausência de Eduardo Pereira que poderia se aproximar muito da liderança do campeonato, e Danilo Guedes que poderia lutar pela vice-liderança do campeonato. Sentimos a falta de Tatto Brown e Alex Almeida que também não marcaram presença, mas nem por isso não sobrou disputa na Etapa 04 do SPGT.
Mas vamos a corrida, logo na largada Nei Castro Jr assume a ponta e imprime um ritmo forte e começa a abrir para surpresa e desespero de todos. Diego não consegue acompanhar o ritmo e sofre pressão de Freak com seu Peugeot 905B. Os dois pilotos trocam de posição constantemente pela segunda posição. A adrenalina estava aflorada e era claro o nervosismo presente em cada um. É muito bacana quando se conhece a fundo o Gran Turismo e notar estes detalhes durante a corrida.
Quando tudo parecia já ter se acalmado Nei Castro Junior bate e deixa a liderança que cai nas mãos de Diego Kim. Enquanto isso e quase desapercebidamente um piloto vem escalando o pelotão. Julio Till com o Peugeot 905B vem ganhando posições e se mostrando constante.
É meus amigos, a pista embora aparentemente simples vem se mostrando traiçoeira e quem se mantem constante na pista certamente poderá surpreender no resultado final.
Na volta 24, Tavares Junior, que vinha bem na disputa e estava engrossando as emoções da Etapa 04 do SPGT enfrenta problemas em seu Mercedes Sauber e deixa a disputa (Queda de conexão).
Mas a corrida ainda guarda surpresas, pois assim como relatei, não poderia haver descuido até o cruzar da bandeirada final, e quanto tudo parecia já estar definido faltando apenas seis voltas para o final foi a vez de Diego Kim que acabava de trocar os pneus cometer um erro que lhe custou a vitória. Ao sair dos boxes, Diego se sente pressionado por nada mais nada menos que Júlio Till, que veio escalando todo o pelotão e agora assume a segunda posição. Diego tenta forçar ainda com os pneus frios e comete um erro batendo seu Nissan R92CP. Não precisava de mais nada para o constante Júlio Till que não cometeu erros assumir a ponta.
Mas Freak agora vinha rápido e diminuía volta após volta a diferença para os ponteiros. Júlio Till na liderança da prova acelerava forte e abria diferença sobre Diego Kim que mantinha seu carro danificado na pista tentando diminuir o prejuízo do que ir aos boxes. Freak vinha voando e tirando a diferença dos dois primeiros colocados. Ualace e Heraldo Gobbi vinham travando uma ferrenha disputa pela quarta posição. Nei estava na sexta posição sem correr riscos da aproximação de Jhony Supra.
Com um desgaste acentuado de pneus e com o carro danificado Diego vê a diferença que tinha para Freak sumir e a pressão começar a ser insuportável. Após receber uma ordem do chefe de equipe Diego abre no curvão da curva 01 e deixa aberta a passagem para Freak. Era melhor garantir a terceira posição do que disputar a segunda posição com Freak e correr o risco de comprometer ainda mais sua corrida.
Freak alucinado e com pneus novos faz a diferença volta a volta despencar com relação ao ponteiro Júlio Till. O novato Júlio Till, o Ice Man da Etapa 04, o piloto que vem mostrando uma incrível evolução desde as clínicas de pilotagem do GTBR, se mantem calmo, administra a vantagem e vence com pouco mais de um segundo de diferença para o sempre rápido e voador Freak.
Fantástica vitória de Júlio Till que se manteve rápido e constante na Etapa 04 e sem cometer erros, algo que leva a sua primeira vitória no mundo das corridas virtuais. Parabéns Júlio Till.
Freak absoluto e sempre rápido por pouco não tira a vitória das mãos de Júlio Till e fecha na segunda posição em uma corrida para lá de eletrizante.
Diego Kim, que cravou a pole e tinha tudo para ter sua primeira vitória, aprende da maneira mais dura que pequenos erros podem causar um grande prejuízo. Diego fecha na terceira posição mas mostra que está pronto para disputar a ponta de qualquer corrida.
Ualace Martinelli, pois é quase não falamos dele nesta etapa, decepciona em uma participação apagada para alguém que em todas as etapas anteriores disputou a ponta e fecha na quarta posição, mas ainda mantem a liderança do campeonato.
Heraldo Gobbi, o piloto que quietinho quietinho vinha comendo pelas beiradas fecha na quinta posição. Uma pena que Heraldo Gobbi não participou da Etapa 04 pois certamente estaria bem posicionado na tabela de pontuação geral do campeonato.
Nei Castro Junior que depois de um qualiffy impecável e um início de prova avassalador comete alguns erros e termina na sexta posição.
Jhony Supra que vem se empenhando em treinos e demonstrando melhora fecha na sétima posição e dando um enorme exemplo para todos aqueles que querem participar de um campeonato mas não participam por não se achar competitivo no momento. Jhony repetidamente tem demonstrado o verdadeiro espirito do GTBR. Jhony pilota, disputa, se diverte na pista e releva alguns incidentes de pista ao considerar situações de pista.
Se você tem receio de participar por achar que sua performance não está boa, não se prenda a isso. No GTBR cada etapa, cada treino, é uma troca de aprendizado entre os pilotos. Basta ver pilotos que apresentaram uma evolução acentuada, como os pilotos que continuam se empenhando para melhorar sua performance em pista, mas todos, todos não esquecem que o principal objetivo é que acima de tudo deve ser uma diversão e um momento de confraternização em pista sem deixar de lado a emoção da disputa.
Em breve iremos publicar a tabela de pontuação do Sport Prototype & Gran Touring.
Parabéns a todos os pilotos que abrilhantaram esta fantástica etapa.