Ferrari Challenge – Etapa 03 – 03/09/2017 – Trial Mountain
GT Maníacos voltamos agora para a terceira etapa do Ferrari Challenge GTBR. Se a etapa 2 foi um desafio para os pilotos segurarem a Ferrari Dino com Pneu Corrida Duro, na Etapa 3, mesmo após liberar o uso de pneu corrida médio, a pista de Trial Mountain se mostrou um verdadeiro desafio extra jamais sentido.
Dos 20 pilotos inscritos para disputar a etapa, 5 comunicaram antecipadamente a ausência e forma eles: Arthur Dutra, Luiz Rollo, Danilo Takashi, Davi Vianna e Tatto Brown.
“Mesmo com corrida médio foi difícil…”
Os pilotos teriam que percorrer 20 voltas em Trial Mountain sem parada obrigatória e sem a necessidade de troca de composto de pneu.
Nesta etapa tivemos a estréia de dois pilotos no grid: Wagner Silva e Júlio D’Paula. Pilotos sejam bem vindos ao nosso grid e é um grande prazer te-los conosco.
No decorrer da semana, Everson demonstrou mais uma vez ser o favorito ao realizar tempos incríveis na casa de 1.31. Mas a história não foi assim para muitos pilotos que encontraram dificuldade em não rodar em Trial Mountain.
Dos 20 pilotos inscritos, apenas 15 alinharam seus carros no grid para disputar as 20 voltas em Trial Mountain, sem a necessidade de parada obrigatória nos box e sem a necessidade de troca de composto de pneu. Vamos ver o que aconteceu em cada chave?
GTBR1
Oito pilotos marcaram e fizeram um lindo grid no GTBR1. A PSN mais uma vez deu sufoco, mas conseguimos estabilizar todos os pilotos.
Nesta bateria estavam feras como Everson Vieira, Alberto Kafejian, Ualace Martinelli, Marcel Mello, Rafael Duarte, Marcelo Santos, Heraldo Gobbi e Marcos Grina.
Logo nos primeiros minutos do qualify Everson imprimiu um ritmo muito forte e cravou o tempo na casa de 1.32 já assumindo a P1. Outros pilotos não tinham seu ritmo, mas isso não quer dizer que a disputa não seria apertada. Marcos Grina até tentou segurar Ualace, mas Ualace inspirado fez uma excelente e fez tempo para assumir a P2. Marcos Grina que a na última etapa demonstrou forte ritmo, não conseguiu demonstrar sua atuação na E2 e fechou o qualify na P3, seguido de perto por Alberto Kafejian na P4, Marcelo Mello na P5, Rafael Duarte na P6, Heraldo Gobbi na P7. Marcelo Santos teve queda de conexão e iria largar em último.
“Pneu corrida médio não facilitou…”
Quando os pilotos se preparavam para largar, um dos fiscais levantou a bandeira, e a largada foi cancelada. Marcelos Santos não estava no grid. Sendo assim, um novo procedimento de largada teria de ser realizada, com os carros alinhados em suas respectivas posições e para que Marcelo Santos trouxesse seu carro para o grid.
Vamos para a largada. Everson larga bem e puxa na ponta. Ualace também larga bem mas já sente a pressão de Marcos Grina que vem com a faca nos dentes e trazendo consigo BetoKafe. Marcel Mello, Herlado Gobbi, Rafael Duarte e Marcelo Santos já deixam um espaço para os 4 primeiros.
Incrível, a dificuldade que Marcos Grina demonstrou no qualify parece ter desaparecido logo na volta 1 para Marcos Grina que faz uma tomada diferente na curva do mergulho após a reta oposta, contorna muito bem a curva 9 também conhecida como curva Skylight sai com mais potência e coloca de lado de Ualace Martinelli. Ualace não tem escolha ao notar que Grina vem lado a lado no Trial Esses e que teria a preferência para curva 12 e Ualace recolhe o carro e Grina assume a P2.
Beto Mantem a quarta posição e agora faz pressão em Ualace. Grina tenta acompanhar o ritmo de Everson mas tem em seu encalço o animado Ualace e a corrida está totalmente aberta e tudo pode acontecer. Ainda nas voltas iniciais Rafael Duarte tem problemas de conexão e abandona a prova.
Na volta 3, quando as posições já estão mais definidas, Everson erra na Foothill Flick perde a tangência para curva 3 e o estrago está feito ao bater seu carro na curva Bore. Marcos Grina, Ualace Martinelli e BetoKafé e Heraldo Gobbi assumem as 4 primeiras posições. Everson agora é o quinto.
Ualace continuar a fazer pressão em Grina e imprimi um ritmo forte em uma disputa alucinante mas na volta 5 BUUMMMMMMMM. Não senhores, ele não bateu, mas a PSN de maneira cruel tirou Ualace Martinelli da prova com perda de conexão. Agora Grina esta na P1 com pouca vantagem para BetoKafé na P2 e Heraldo na P3.
Everson começa a fazer uma corrida de recuperação e ganha a posição que caiu no colo após o abandono de Ualace e Everson agora é P4. Marcel Mello ocupa a P5 seguido de Marcelo Santos na P6.
Everson com pneus novos vem voa e toma a P3 de Heraldo. Mais algumas voltas, BetoKafé comete erro e facilita a vida de Everson que conquista a P2 na volta 10. Everson até agora ganhou uma posição por abandono de prova, outra por erro de piloto e outra posição na pista. Mas agora Everson é P2 e a sua frente está o experiente piloto Marcos Grina com uma distância em torno de 30 segundos para 10 voltas restantes. Será que ele consegue buscar a P1? Vamos ver como ficou o grid final.
GTBR 1 – Vencedor – Marcos Grina
GTBR 1 – P2 – Everson Vieira
GTBR 1 – P3 – Alberto Kafejian
GTBR 1 – P4 – Heraldo Gobbi
GTBR 1 – P5 – Marcel Mello
GTBR 1 – P6 – Marcelo Santos
GTBR 1 – Ualace Martinelli – Abandonou por queda de conexão.
GTBR 1 – Rafael Duarte – Abandonou por queda de conexão.
É meus amigos, a história com Marcos Grina é diferente. Com um ritmo totalmente diferente, Everson tira dois segundos por volta de Grina. Estaria Grina com problemas em seu carro? Seria falta de ritmo de Grina em ver em média dois segundos por volta sumir na diferença? Essas perguntas ficaram no ar até o final da prova, quando tivemos a oportunidade de uma breve entrevista com o vencedor. Quando perguntamos a Marcos Grina o que aconteceu nas últimas 10 voltas ao perder 2 segundos por volta da vantagem sobre Everson, Grina disparou: “Eu não precisava mais acelerar, não tinha mais essa obrigação, e quem precisava era ele. Eu apenas joguei toda responsabilidade sobre o Everson e administrei a vantagem com risco zero. Calculei que em meu novo ritmo eu iria terminar com 10 segundos de vantagem, e o objetivo foi atingido. Venci com muita tranquilidade e ainda tive 9 segundos de vantagem”. Ninguém da moleza para um predador, e quando se dá bobeira o prejuízo pode ser considerado certo. Grina administra a corrida, conquista a vitória seguido de Everson na P2. Beto Kafejian que se refez após o erro, fecha o pódio na P3.
O sempre constante Heraldo Gobbi conquistou pontos importantes para o campeonato na P4, seguido de Marcel Mello na P5 e Marcelo Santos na P6. Ualace Martinelli e Rafael Duarte somaram um ponto.
GTBR2
No GTBR2 temos a estréia de dois pilotos. Julio D’Paula e Wagner Silva, o Guinao Guarulhos. Dos 10 pilotos inscritos 7 alinham seus carros paa disputar a Etapa 3. Bruno Lombardi tenta uma aproximação de Everson pela ponta do campeonato. Tavares Junior também luta para se aproximar dos líderes. O sempre rápido Julio Till, após ficar de fora no pódio da E2, parece ter voltado motivado para não dar moleza. Júlio D’Paula é ainda uma interrogação, pois não participou nas etapas anteriores, embora nos treinos andou muito forte e demonstra condições de lutar pela ponta. Wagner Silva é outro piloto que embora sem histórico no GTBR, demonstrou muito empenho nos treinos e pode surpreender na pista. Alexandre Samuel, que fez participações impressionantes em sua estréia e na segunda etapa, parece enfrentar dificuldade para se adaptar ao volante, após abandonar o uso de DS. José Guilherme Radaell é outro piloto que não se pode bobear, pois já demonstrou que sabe se posicionar e disputar posições na pista.
É neste clima que o GTBR 2 se encaminha para o qualify. Logo nos primeiros minutos Bruno Lombardi mostra que está treinado e determinado em diminuir a diferença e faz um tempo na casa de 1.32 o que lhe garante a P1. Tavares Junior parece ter sentido um pouco a mudança de composto e vira em torno de 0.600s de Lombardi e crava a P2. Incrível foi a motivação de Julio Till que voou baixo no qualify e por muito pouco não ficou com a P2 de Tavares. Till ficou a pouco menos de 0.095s de Tavares cravando a P3. Um pouco mais atrás Julio D’Paula fica com a P4 seguido de perto por Wagner Silva na P5. Essa briga dos estreantes promete ser boa, pois ambos demonstram ritmos parecidos. Alexandre Samuel cometeu erros assim como José Guilherme Radaell e ambos fecham o grid respectivamente com a P6 e P7.
“Brigas por todo o grid marcam a GTBR2…”
E vamos para a corrida. Foi dada a largada e Bruno sai na ponta seguido de perto por Tavares e Till vem na balada. Logo nas primeiras voltas Radaell já aperta e mostra que a história do qualify não vai ficar assim.
Os pilotos ainda controlam o misto de nervosismo e adrenalina gerado pela extrema dificuldade do desafio.
Tavares vem fungando em Lombardi e está determinado a dar canseira, mas Bruno imprime um ritmo muito rápido e começa a abrir pequena diferença. Será que Bruno vai se manter frio? Radaell começa a fazer pressão em Wagner Silva e Julio D’Paula e tudo parece ser questão de tempo para que Radaell conquista as posições. Till segue na balada de Tavares.
Bummmmmmmmm. A PSN foi cruel com o Alexandre Samuel, que já não tinha mais condições de suportar a pressão de Radael, e que agora definitivamente esta for da disputa. Bruno continua a abrir pequena vantagem sobre Tavares. Tavares e Till não conseguem andar no ritmo de Lombardi e a corrida começa a se desenhar. Lombardi na liderança com uma pequena vantagem sobre o segundo grupo formado por Tavares e Till. Pouco mais atrás vem o terceiro grupo formado por Julio D’Paula, Wagner Silva e José Guilherme Radaell. A experiência de Radaell fala mais forte que passa Wagner Silva e parte para cima de Julio D’Paula. Alguns erros dos pilotos do terceiro pelotão, facilita a vida de Gui Radaell que agora esta na P4. Mas vamos ver como ficou o grid final?
GTBR 2 – Vencedor – Bruno Lombardi
GTBR 2 – P2 – Tavares Junior
GTBR 2 – P3 – Júlio Till
GTBR 2 – P4 – José Guilherme Radaell
GTBR 2 – P5 – Wagner Silva
GTBR 2 – P6 – Júlio D’Paula
GTBR 2 – Alexandre Samuel – Abandono de prova por conexão.
Aos poucos Bruno Lombardi se mostrou imbatível e conquistou uma significativa diferença sobre Tavares e Julio Till. Com esta diferença Lombardi garante a vitória. Tavares além de não conseguir segurar o ímpeto de Lombardi tomou um sufoco danado de Júlio Till e ambos terminam respectivamente na P2 e P3.
José Guilherme Radaell demonstra que não se pode dar bobeira, pois embora largou na P6, conquistou duas posições, somou importantes pontos para o campeonato e fechou na P4. O confronto entre os estreantes quem levou a melhor foi Wagner Silva que conquistou a P5 com uma pequena diferença da P4 de Radaell e uma significativa diferença da P6 de Júlio D’Paula.
“Tudo ainda esta indefinido…”
Estes resultados apimentaram o campeonato, pois o três primeiros colocados estão separados por apenas quatro pontos. Bruno terá na próxima etapa o desafio de segurar Everson e ainda ter de lidar com os pilotos sempre rápidos como Danilo Takashi, Júlio Till, Ualace Martinelli, Carlos Celso, Heraldo Gobbi, Wagner Silva, Marcelo Santos e Arthur Dutra.
Já no grupo GTBR 2, Grina que luta pela liderança terá de lidar com foguetes como Tavares Júnior, Radaell, Marcel Mello, Beto Kafejian, Alexandre Samuel, Rafavivax, Luiz Rollo e Davi Vianna.
E você pretende correr no Ferrari Challenge? Não perca tempo e mande seu e-mail para contato@gtbr.com.br colocando as seguintes informações:
Título do e-mail: Ferrari Challenge
No corpo do e-mail coloque as informações abaixo:
– Nome Completo;
– ID na PSN;
– Idade;
– Cidade/Estado que reside;
– Obrigatório, número de telefone celular. Caso queira integrar o grupo de whatsapp do GTBR, pois lá trocamos várias informações como setup, tocadas e acertos de pista, favor informar no e-mail sua vontade.
Temos certeza de que isso poderá ser de grande ajuda.
Não deixem de conferir como esta a tabela de pontuação e acompanhar o Ferrari Challenge GTBR que caminha para reta final.
O Gran Turismo Brasil tem o prazer de estar a 11 anos de estrada, e suas exigências visam a segurança e o bom ambiente em todos os participantes.
“Na Etapa 04 e esperamos vocês na pista…”
Parabéns a todos, sim absolutamente a cada piloto participante da Etapa 03 que abrilhantou a disputa e reiteramos o convite para muitas outras emoções que teremos pela frente.
Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil 2017.