Escolha uma Página

Ferrari Challenge Gran Turismo BRasil

T2 2016

Ferrari Challenge – Etapa 01 – 06/08/2017 – Mid Field Raceway

GT Maníacos Volantólicos Bralisanos, é meus amigos, demoramos mas iniciamos mais um campeonato. Diga-se de passagem que não é um campeonato qualquer, porque para participar desse o piloto tem que ter o algo a mais, a habilidade, a sensibilidade guardada, isso tudo porque definimos um carro para lá de enjoado, um carro técnico, onde a tocada mais limpa vai se destacar.

A Ferrari Dino 246 GT 71’exige tudo isso de um piloto, e foi assim que caminhamos para Etapa 01 em Mid Field Raceway. Sentimos falta de algumas feras que não se inscreveram e não participaram, como o inoxidável Cyro Oliveira, Chrislei Vieira, Ricardo Hiratsuka, enfim algumas feras que nos acostumamos com a sempre alegre presença na pista mas que não tivemos a honra na Etapa01.

Também tivemos a estréia de vários pilotos, e um piloto feminino se identidade não confirmada. Damos as boas vindas a Davi Amaral, Alexandre Samuel, Marcelo Alves, Arhur Dutra, e aos estreantes que não estraram Arhur Antonioli, Alan Desaparecido, digo Aparecido, e Júlio D’Paula, sem esquecer do perfil misterioso identificado como Pamela Patrícia, que deve ter vindo com o patrocínio de Cardan Força Bruta, essa história vocês irão entender mais tarde.

No decorrer da semana quem apavorou o ambiente nos treinos foi Marcos Grina, que dominou os treinos e colocava terror na galera. Bruno Lombardi se mostrava sempre rápido e Everson, bem Everson é aquele sujeito mineiro, que toma quentão nas madrugadas, come queijim mineiro e vai pelas beiradas. (Até rimou)

“Carro arisco e tenso de se guiar…”

Não podemos esquecer de Pamela Patrícia, que demonstrou excelente evolução no decorrer da semana, e que a administração do GTBR ainda trabalhava em sua identificação.

E foi assim que caminhamos para as 23 voltas em Mid Field, sem paradas obrigatórias, sem troca de composto de pneu, definido com pneu corrida duro e sem qualquer ajuda, quanto mais sem ABS e sem TCS.

Inicialmente 23 pilotos se inscreveram mas apenas 16 compareceram no grid. Se levarmos em conta que estamos a menos de 2 meses do lançamento do GT Sport, 16 pilotos no grid já é um sucesso.

GTBR1

Oito pilotos marcaram e fizeram um lindo grid no GTBR1. A PSN deu sufoco, mas conseguimos estabilizar todos os pilotos.

Nesta bateria estava Marcos Grina, Everson Vieira, Tavares Junior, Alberto Kafejian, Ualace Martinelli, Marcel Mello, o estreante e piloto real Davi Amaral e o também estreante Arthur Dutra.

É meus amigos, ninguém teria vida mansa, e Marcos Grina puxava o pelotão no qualify enquanto alguns pilotos o que inclui Everson tiveram problemas iniciais.

No decorrer do qualify Everson faz uma volta rápida e toma a ponta seguindo de BetoKafé,  e Ualace Martinelli.

Davi Amaral estava na P4 seguido de Marcel Mello e Arthur Dutra. Tavares Junior nos minutos finais tem problemas com a conexão e cai do qualify. Nas duas voltas finais Marcos Grina se concentra e toma a P2 com o tempo de 1.19.260.

E assim Everson conquistou a primeira Pole Position do Ferrari Challenge com o tempo de 1.19.199, seguido de Grina no P2, BetoKafé no P3, Ualace no P4, Davi no P5, Marcel Mello no P6 e Arhur Dutra no P7.

Com o consentimento geral, a largada foi cancelada para esperar a entrada de Tavares Junior que largaria na P8. Vamos ver como ficou o grid final?

GTBR 1 – Vencedor – Everson Vieira
GTBR 1 – P2 – Marcos Grina
GTBR 1 – P3 – Ualace Martinelli
GTBR 1 – P4 – Alberto Kafejian
GTBR 1 – P5 – Tavares Junior
GTBR 1 – P6 – Marcel Mello
GTBR 1 – P7 – Davi Amaral
GTBR 1 – P8 – Arthur Antonioli

É meus amigos, na largada todos os pilotos largaram com a adrenalina no pescoço e na curva 1, Everson da mole perde parcialmente o controle do carro o que faz ir para a P5. Tavares Junior faz excelente largada conquista várias posições na volta 1 e faz pressão em Ualace Martinelli, e BetoKafé segue de perto Marcos Grina.

Ainda no final da volta na freada do S para a freada para curva 10 (curva do túnel) Betokafé da um totó em Marcos Grina e que permite a reaproximação de Tavares e Everson que vinham buscando posições.

Everson supera Tavares e parte para cima de BetoKafé enquanto Grina continua na liderança. Everson supera Betokafé e trás com ele Tavares Junior e a corrida continuava a pegar fogo. Betokafé sentia agora a aproximação de Ualace Martinelli. Everson chega em Grina na volta 9 e tenta fazer a primeira tentativa de ultrapassagem. Grina faz traçado defensivo em um único movimento e descola Everson da tangência e no último momento puxa o carro para o lado esquerdo e faz a tangência para Curva 1. Everson escorrega e sente a pressão de Tavares.

As brigas continuavam e Everson novamente abre vantagem de Tavares e cola e Marcos Grina na volta 12. Marcos Grina em mais uma manobra defensiva desloca mais uma vez Everson da tangência na reta e faz novamente a curva 1 na frente, mas dessa vez Everson não perdeu tempo. A briga de Everson e Grina faz com que Tavares encoste, a coisa ia ser tensa.

Tavares perde o controle de seu Dino perde muitas posições e ia ter de fazer uma corrida de recuperação. A corrida segue separada por blocos, com Marcos Grina e Everson no bloco 1, BetoKafé e Ualace no bloco 2, Davi, Marcel e Arthur no bloco 3 e Tavares em corrida de recuperação.

Ualace e Betokafé trocam muitas vezes de posições em uma briga de tirar o folego, e Everson bota de lado de Grina após a curva 5 e Grina não tenta manter a linha de dentro impedindo a ultrapassagem de Everson. Inevitável, Everson sai com mais tração e consegue contornar a curva 6 já na liderança. Marcos Grina não consegue acompanhar o ritmo de Everson, enquanto Beto e Ualace continuam a trocar posições, e Tavares vem escalando o pelotão.

No final da volta 23 Everson conquista a bandeirada com pouco mais de 3 segundos de vantagem para Grina na P2, Ualace em uma suada P3, Betokafé colado em Ualace na P4, Tavares na P5, Marcel Mello na P6, Davi Amaral na P7 e Arthur Antonioli na P8.

GTBR2

No GTBR2 teríamos a estréia de vários pilotos. Pamela Patrícia, o piloto misteriosa com o provável patrocínio do Cardan Vem que Tem, Daniel Castro, Marcelo Santos e Alexandre Samuel completam a lista dos pilotos que pela primeira vez partiram para disputa no GTBR. Bruno Lombardi, Júlio Till, José Guilherme Radaell e Rafael Duarte eram os 4 veteranos da bateria.

Fifty Fifty, uma bateria para lá de dividida entre veteranos e estreantes, mas durante a semana Alexandre Samuel e Pâmela Patrícia mostraram acentuada evolução. Daniel Castro já vinha pronto do GT Concept e Marcelo Santos partia para sua estréa em disputas na pista.

Na tomada de tempo, Pâmela Patrícia voou baixo e cravou a Pole Position 1.19.281. Simplesmente fantástico para uma estréia e o terceiro melhor tempo no geral, pois Everson e Grina cravaram tempos mais baixos. Outro estreante surpreendeu e Alexandre Samuel cravou a P2 com o tempo de 1.19.373 a apenas 0.0092 do tempo de Pâmela. Bruno Lombardi conquistou a P3 seguindo de Daniel Castro na P4.

A P5 e P6 foi algo incrível, pois Rafavivax conquistou a P5 e Júlio Till a P6 ambos com o mesmo tempo de 1.20.143. GuiRadaell fechou na P7 seguindo de Marcelo Santos. Antes de postar o grid final, vamos descrever o que ocorreu na GTBR2.

“Um verdadeiro salseiro nas primeiras voltas…”

É meus amigos, o piloto que ainda buscávamos a real identificação e com provável patrocínio dos “Cardan’s É Maior que o Seu”, sim o misterioso ou misteriosa Pâmela Patrícia que mostrou trabalho no qualify,  deu motivos de ser assunto na semana inteira pelo que fez na corrida e fora dela.

Após a largada, Bruno mostra porquê foi campeão do Abarth 500 e já parte para cima Alexandre conquistando a posição e parte para cima de Pâmela Patrícia. Após a curva 6, Bruno conquista a liderança, mas na freada para curva 10, Pâmela acerta com força a traseira de Bruno, faz Bruno rodar e milagrosamente não gerar danos. Pâmela continua na corrida mas Lombardi fica com o prejuízo com a traseira levemente amarrotada mas sem maiores danos.

Alheio a isso tudo, Daniel agora era P1 seguido de perto por Pâmela na P2, Alexandre na P3 e um pouco mais distante Rafael Duarte, o Rafavivax na P4. A disputa continuava apertada e os pilotos abriram a volta 2 e logo na entrada do tunel se preparando para curva 1 Daniel Castro comete pequeno erro, raspa no muro mas para sorte de Daniel, Pâmela comete erro similar ao encostar no muro e quem se aproveita disso é Alexandre que entrou definitivamente na briga por alguns segundos. Digo segundos, porque no mergulho da curva 1, Daniel estava na ponta mas Pâmela tenta colocar por dentro, perde o controle, toca na traseira esquerda de Daniel que também perde o controle, Alexandre Samuel fechado de fumaça de pneus acerta Pâmela, e Rafavivax que vinha na P4 também não escapa ao salseiro. Os erros de Pâmela do patrocínio “Cardan’s Meu Toque é Fatal”  em menos de 1 volta prejudica a corrida de 4 pilotos, e provoca um salseiro de dar gosto.

Que acidente meus amigos, o salseiro acaba por inverter todas as posições em uma única volta.

A liderança cai no colo de Júlio Till seguido por Bruno Lombardi que experimentava muitas sensações em apenas 3 curvas, pois estava no céu na liderança, foi ao inferno com muitas perdas de posições, e já caminhava as nuvens agora na P2.

Alexandre Samuel se arrasta para ir para os boxes na P3, seguido por Rafavivax que também se arrasta para o pit na P4, GuiRadaell que se salvou do acidente em P5, e que ganharia várias posições, Pâmela na P6 também com o carro danificado se arrasta, Daniel Castro na P7 com suspensão quebrada e Marcelo Santos na P8.

A disputa pela ponta agora segue entre Júlio Till e Lombardi e esquecendo a macabra volta 2, Bruno parte para cima na 3 volta e consegue assumir a ponta. Alexandre, Rafael, Pâmela e Daniel movimentaram os boxes e com isso GuiRadaell assume a P3. Na volta dos box, Alexandre assume a P4, Rafael a P5, Pamela na P6, Daniel na P7 e Marcelo Santos que havia rodado na P8.

Com um início de prova para lá de conturbado , de forma prematura os objetivos de corrida de Alexandre, Rafa, Pamela e Davi mudam, e agora a missão era lutar para conseguir o P3 no pódio. Mas não era dia de Daniel e sua corrida termina na volta 5 quando abandona a prova por problemas de conexão. Com isso Marcelo Santos ganha uma posição agora fica na P7.

Pâmela agora tenta alcançar Rafael Duarte, e na pressão Rafael escorrega na curva e fica vulnerável ao ataque de Pâmela que o ultrapassa e assume a P5. Alexandre que segue em P4 apertava o ritmo e diminuia cada vez mais a distância de GuiRadaell.

A briga por posições era intensa até que na volta 13 Alexandre  encosta em GuiRadaeel e finalmente conquista a posição, assumindo a P3.

Pâmela também ganha tempo e com erro do GuiRadaell, Pamela o ultrapassa na 14 volta e assume a P4. Agora Bruno Lombardi estava na P1, Júlio Till na P2, Alexandre Samuel bem distante de Júlio Till na P3, Pâmela na P4, GuiRadaell na P5 mas vendo a rápida aproximação de Rafael Duarte que estava na P6 e Marcelo Santos em uma corrida de excelente aprendizado na P7. Aliás Marcelo Santos é digno de elogios pois mesmo ao tomar uma volta do líder não abandonou a prova demonstrando o espirito do GTBR, da diversão e desafio acima de tudo.

A corrida continuava e GuiRadaell comete um novo erro, e Rafael Duarte que estava em seu encalço conquista agora a P5, com GuiRadaell na P6. As posições se mantiveram assim até a última volta, então vamos ver como ficou o grid final?

GTBR 2 – Vencedor – Bruno Lombardi

GTBR 2 – P2 – Júlio Till

GTBR 2 – P3 – Alexandre Samuel

GTBR 2 – P4 – Pâmela Patrícia

GTBR 2 – P5 – Rafael Duarte

GTBR 2 – P6 – José Guilherme Radaell

GTBR 2 – P7 – Marcelo Santos

GTBR 2 – Daniel Castro – Abandonou a prova por queda de conexão.

“Exclusão de Pâmela Patrícia”

Após o fim da corrida e ânimos controlados, a Comissão de Pilotos GTBR entrou em ação para analisar os incidentes da Etapa 01 envolvendo Pâmela Patrícia e o piloto Marcelo Santos por correr sem o uso do número do carro, item obrigatório.

Após apreciação da Comissão de Pilotos GTBR, o piloto Pâmela Patrícia perdeu as posições fechando então na P7, e tendo que largar na última posição na Etapa 02.

Porém, a administração do GTBR continuava com várias tentativas de identificar o piloto Pâmela Patrícia, atendendo as várias exigência realizadas pelo piloto, mas em momento nenhum as solicitações do GTBR foram atendidas, desta forma, a administração do Gran Turismo Brasil decidiu excluir Pâmela Patrícia do campeonato.

Quanto ao piloto Marcelo Santos, pelo fato de ser estreante, a administração do site resolveu em apenas relembra-lo da necessidade do uso de número no carro.

Sendo assim, a posição final do GTBR 2 ficou da seguinte forma:

GTBR 2 – Vencedor – Bruno Lombardi

GTBR 2 – P2 – Júlio Till

GTBR 2 – P3 – Alexandre Samuel

GTBR 2 – P4 – Rafael Duarte

GTBR 2 – P5 – José Guilherme Radaell

GTBR 2 – P6 – Marcelo Santos

GTBR 2 – Daniel Castro – Abandonou a prova por queda de conexão.

GTBR 2 – Pâmela Patrícia – Excluída do Campeonato.

Vale a pena ressaltar que o Gran Turismo Brasil vê com excelentes olhos a participação de pilotos femininos em nosso meio. Porém, uma das exigências do Gran Turismo Brasil é a devida identificação dos pilotos participantes. Essa exigência é necessária para mantermos o bom ambiente do grupo como um todo e disso o Gran Turismo Brasil não abre mão.

A primeira etapa foi emocionante, um sucesso, e novos pilotos devem engrossar o grid na Etapa 02. E você pretende correr no Ferrari Challenge? Não perca tempo e mande seu e-mail para contato@gtbr.com.br colocando as seguintes informações:

Título do e-mail: Ferrari Challenge
No corpo do e-mail coloque as informações abaixo:
– Nome Completo;
– ID na PSN;
– Idade;
– Cidade/Estado que reside;
– Obrigatório, número de telefone celular. Caso queira integrar o grupo de whatsapp do GTBR, pois lá trocamos várias informações como setup, tocadas e acertos de pista, favor informar no e-mail sua vontade.

Temos certeza de que isso poderá ser de grande ajuda.

O Gran Turismo Brasil tem o prazer de estar a 11 anos de estrada, e suas exigências visam a segurança e o bom ambiente em todos os participantes.

Que venha a Etapa 02 e esperamos vocês na pista.

Parabéns a todos, sim absolutamente a cada piloto que participantes da Etapa 01 mas teremos muitas outras emoções pela frente.

Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil 2017.