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Abarth 500 – Etapa 08 – 04/06/2017 – Spa Francorchamps

GT Maníacos de Plantão: E chegamos para realização da Etapa Fosfozol de Abarth 500, digo, Etapa 08 do Abarth 500. Se Deep Forest deu o que falar, Spa foi uma etapa sem igual.Sim, a Etapa 08 do Abarth 500 foi realizada em uma pista rápida com trechos seletivos e onde pilotos foram testados ao limite

Na E8 tivemos a entrada de dois novos pilotos: Felipe Caminha (Kaverna) e Danilo Fonseca. Infelizmente Alvaro Rocha que também entrou na disputa não pode nos prestigiar com sua presença por motivos pessoais.

Sendo assim, 22 pilotos foram convocados, e 21 marcaram presença no Grid. Grid cheio com grupos divididos em GTBR 1 e GTBR2.

Spa-Francorchamps se mostrou ser uma pista que favorece a disputa, pois ali nenhum piloto teve vida mansa. Ao mesmo tempo que a pista favorecia a disputa, e evolução técnica dos pilotos também fez com que os resultados fossem imprevisíveis.

Como Spa-Francorchamps apresenta possibilidade de clima variável, a administração do campeonato estabeleceu que haveria a necessidade de parada obrigatória e troca obrigatória de composto de pneu, deixando com que cada piloto definisse sua estratégia para as 13 voltas determinadas para esta etapa.

GTBR1

Onze pilotos marcaram e fizeram um lindo grid no GTBR1. A PSN também ajudou e permitiu com que este grupo tivesse uma etapa sem lag’s e incompatibilidades.

É meus amigos, Everson Vieira ainda contrariado com os lanches que engoliu no sábado que antecedeu a prova, voou baixo e mesmo com uma disputa para lá de apertada com Tavares Junior, conseguiu cravar a pole com o tempo de 2.23.505. Tavares Junior não deu moleza e ficou com o segundo tempo com uma diferença de apenas 0.00.281.

Rafavivax marcava seu retorno após consertar o leitor de seu potente motor PS3 e conquistou a P3. Julio Till embora cada vez mais rápido não conseguiu deter a empolgação de Rafavivax e ficou na P4, seguido de Alberto Silva na P5 e José Guilherme Radaell na P6. Guilherme Santana não conseguiu imprimir um forte ritmo e ficou na P7 acompanhado de muito perto por Ualace Martinelli na P8 e Nei Castro Jr na P9.

Jhony Supra conquistou a P10 e Marcel Mello fechou o grid na P11.

A Etapa foi marcada por muitas disputas mas vamos ver como ficou o grid final?

Vamos ver como ficou o resultado final do GTBR1:

GTBR 1 – Vencedor – Tavares Junior

GTBR 1 – P2 – Rafael Martins – Rafavivax

GTBR 1 – P3 – Julio Till

GTBR 1 – P4 – Ualace Martinelli

GTBR 1 – P5 – Jhonatan Supra

GTBR 1 – P6 – Everson Vieira

GTBR 1 – P7 – Nei Castro Jr

GTBR 1 – P8 – Alberto Silva

GTBR 1 – P9 – José Guilherme Radaell

GTBR 1 – P10 – Guilherme Santana

GTBR 1 – P11 – Marcel Mello

Este foi o grupo da felicidade e do desespero. Alguns pilotos simplesmente esqueceram de trocar os compostos dos pneus e tomaram a penalização de 100 segundos de tempo, despencando no grid. Este foi o caso de Everson, que cruzou na P1 todo faceiro, porém no tempo corrigido e com a penalização aplicada, caiu para a P6. Com isso Tavares Junior que observou tudo se privilegiou pois cruzou na P2 e conquistou a P1 com a penalização de Everson. Rafavivax que voltou em grande estilo, marcou uma disputa acirrada com Tavares Junior e conquistou a P2.

Júlio Till que ficou na P4 no qualify acelerou forte e se beneficiou no erro de Alberto Silva que embora cruzou na P4, foi parar na P8 com a penalização de 100 segundos. Quem se beneficiou disso foi Jútio Till que conquistou seu quinto pódio consecutivo com as penalizações de Everson e Alberto Silva, e acabou por conquistar a P3 saindo bem na foto do pódio. Ualace Martinelli que fez uma corrida mediana mas observou todos os critérios da prova cruzou na P6 mas ficou com a P4.

Assim também aconteceu com Jhony Supra que cruzou na P7 e herdou a P5. Na P6 ficou Everson Vieira que só andou de pneu mácio sendo agraciado pela fiscalização com 100 segundos de penalização para refrescar sua memória. Nei Castro Junior que não tinha nada a ver com o lapso de memória destes pilotos cruzou na P10, mas ficou com a P7. Alberto Silva, o BetoKafe também foi agraciado com o prêmio fosfozol pela sinalização e viu sua P4 se transformar em P8.

José Guilherme Radaell que cruzou na P11 e teve boa memória subiu duas posições e finalizou na P9. Guilherme Santana e Marcel Mello também foram agraciados com o prêmio Fosfozol e ficaram na P10 e P11 respectivamente.

GTBR2

Se no GTBR1 a corrida foi repleta de surpresas, no GTBR 2 embora as surpresas fossem diferentes a emoção também rolou solto por aqui.

Dos 11 pilotos convocados 10 se apresentaram para o Grid. A PSN voltou a fazer seus caprichos derrubando dois dos 10 pilotos na disputa.

Tivemos também um abandono de prova em uma etapa repleta de emoções.

Neste grupo a briga seria especial. Danilo Takashi e Marcos Grina brigavam pela vice-liderança do campeonato. Bruno Lombardi iria tentar mais uma vez permanecer no topo, mas agora teria a entrada de dois pilotos rápidos, Felipe Caminha e Danilo Fonseca, isso sem esquecer de Ricardo Hiratsuka que voou baixo nos treinos da semana e do piloto que vem em constante evolução Rafael Rollo. Heraldo Gobbi voltava as pistas e também vinha com a presença de Chrislei Vieira e Cyro Oliveira.

Na tomada de tempo, Bruno Lombardi foi surpreendido por Felipe Caminha que em sua primeira participação ficou com a Pole com o tempo de 2.23.645. Bruno Lombardi ficou na P2 com apenas 0.00.194 da P1. Marcos Grina ficou com a P3, seguido de Danilo Takashi na P4 e o estreante Danilo Fonseca na P5. Rafael Rollo ficou com a P6 mas acompanhado de perto por Ricardo Hiratsuka na P7 e Heraldo Gobbi na P8.

Chrislei Vieira e Cyro Oliveira fecharam o grid na P9 e P10,  mas vamos ver como ficou a classificação final?

GTBR 2 – Vencedor – Danilo Takashi

GTBR 2 – P2 – Felipe Caminha

GTBR 2 – P3 – Danilo Fonseca

GTBR 2 – P4 – Ricardo Hiratsuka

GTBR 2 – P5 – Bruno Lombardi

GTBR 2 – P6 –  Chrislei Vieira

GTBR 2 – P7 –  Cyro Oliveira

GTBR 2 – Rafael Rollo – Abandonou a prova por queda de conexão.

GTBR 2 – Heraldo Gobbi – Abandonou a prova por queda de conexão.

GTBR 2 – Marcos Grina – Abandonou a prova na volta 2.

Meus amigos, a volta 1 foi repleta de emoções. Marcos Grina queima a largada e toma a primeira penalização da prova e com isso cai para P6. Logo na curva 1 Marcos Grina passa Ricardo Hiratsuka e iria com tudo para cima de Rafael Rollo, pois não queria deixar abrir Felipe Caminha, Bruno Lombardi e Danilo Takashi. Na curva 8 Marcos Grina passa Rafael Rollo e agora iria partir com tudo para cima da Danilo Takashi que estava no encalço de Felipe Caminha e Bruno Lomardi. As posições continuavam a se alternando no pelotão quando na curva 15 Felipe Caminha vai para fora da pista caindo da P1 para P4. Agora Lombardi vinha na P1, seguido de Danilo Takashi, Marcos Grina. Felipe Caminha passa a ter forte pressão de Rafael Rollo e vão disputar a freada para Bus Stop. Felipe Caminha retarda a freada e Rafael Rollo entra no jogo ao freiar forte demais e acertar a traseira do Abarth 47 de Marcos Grina.

As posições continuam se alternando, quando na  curva 1 da volta 2, Marcos Grina chama seu carro no freio, e pelo dano no carro o carro desiquilibra e acerta Felipe Caminha que volta e continua na P5, pois agora tinha Rafael Rollo na P4 e Ricardo Hiratsuka na P4. Marcos Grina abandona a prova no inicio da volta 2.

A prova não para por ai e Felipe Caminha parte para cima de Ricardo Hiratsuka e leva um sufoco para passar. Ricardo Hiratsuka aliás nesta prova enrolou os cabelos no conta giro e mostrou uma evolução fantástica. É meus amigos também não falamos de Danilo Fonseca, que parecia até mineirinho, vinha comendo pelas beiradas, quietinho, quietinho e galgando posições na disputa.

Bruno Lombardi voou baixo e cruzou na primeira posição, mas tchammmmm, como surpresa foi contemplado com o prêmio Fosfozol ganhando 100 segundos em seu tempo total de prova. Com isso o Japonês Voador, Danilo Takashi que cruzou na P2 ganha a P1 em uma fantástica prova. Felipe Caminha, vulgo Kaverna, mostrou toda sua habilidade e cruza na P3 mas conquistando a P2. O mineirinho, ops ele é Santista, Danilo Fonseca cruza conquista a P3 fechando o pódio do GTBR2.

Ricardo Hiratsuka fecha na P4, seguido de Bruno Lombardi que despencou da P1 para P5. Chrislei Vieira cruzou na P6, seguido de perto de Cyro Oliveira na P7. Rafael Rollo e Heraldo Gobbi que vinham fazendo uma fantástica prova tiveram quedas de conexão.

Observações Finais

Com a reta final deste campeonato, os pilotos já estão com gostinho de quero mais. Sem dúvida todos gostaram muito desta disputa. Com a penalização de Bruno Lombardi , a diferença que era mais do que folgada cai agora para 12 pontos, e com grid cheio Bruno Lombardi agora não pode ter nenhum acidente de percurso pois seu campeonato pode estar em risco.

Danilo Takashi agora assume mais vice líder do que nunca, é um dos poucos que podem oferecer risco ao título de Bruno Lombardi. Tavares Junior vem a 20 pontos atrás de Bruno e já não tem chances de tirar o título de Bruno, pois no critério de desempate Bruno ainda teria vantagem.

As posições subsequentes no campeonato estão todas emboladas o que garante emoção e muita disputa para a Etapa 09

No próximo final de semana, ficaremos sabendo qual será o palco para Etapa 09 do Abarth 500, mas se a Etapa 09 for ao menos perto do que foi a 08, muita água ainda vai rolar neste campeonato.