Escolha uma Página

Abarth 500 – Etapa 05 – 02/04/2017 – Côte d’Azur 

Sim, na Etapa 05 do Abarth 500 o sorteio arrepiou muitos dos pilotos participantes, pois os números definiram uns dos traçados mais desafiadores do Gran Turismo 6. Quando alguns pilotos escutaram falar em Mônaco, alguns prontamente já comunicaram que não iriam participar, porém outros foram valentes e encararam o desafio mesmo sabendo da enorme dificuldade.

Se tivesse uma frase que definisse essa etapa, provavelmente eu escolheria a frase “Dança das Posições” pois foi exatamente isso que vimos no final da etapa. Com a exclusão dos pilotos Marcelo Honda, Mauro Bibiano, Marcel T. Mello por não comunicarem sua não participação segundo as regras do Abarth 500, e com a saída de Egito Muniz por problemas de internet e Paulo Silva por problemas pessoais, nosso grid agora se resumiu a 22 pilotos.

Com 22 pilotos e com o traçado de Mônaco definido, e pelo fato de alguns pilotos torcerem o nariz para o traçado definido, apenas 17 pilotos alinharam no grid mas nem por isso faltaram emoções. Desta forma, contando com um grupo de 22 pilotos, a administração do campeonato dividiu em dois grupos com 11 pilotos em cada grupo, pensando ainda em um número equilibrado para não gerar problemas demasiados com conexão. Desta forma ficamos com os grupos GTBR1 e GTBR2 ambos definidos para iniciar a prova as 21:00hs.

Como o circuito de Mônaco não apresenta possibilidade de clima variável, a administração do campeonato estabeleceu que não haveria a necessidade de parada obrigatória e troca obrigatória de composto de pneu, deixando com que cada piloto definisse sua estratégia.

Mas vamos relatar um pouco mais sobre a etapa? Para o circuito de Mônaco foram determinadas 19 voltas para a prova e sem duvida foi algo emocionante.

GTBR1

Dez pilotos marcaram presença e sentimos a falta da participação do piloto Evandro Grillo que pelo fato de não comunicar sua não participação, mas agora esta em uma linha delicada para determinar o fim do campeonato para ele.

A grande expectativa no grupo GTBR1, era que agora reunia pilotos rápidos e que estavam subindo na tabela geral de pontuação e outros pilotos que já vinham disputando a ponta do campeonato. Sete pilotos desta chave estavam entre os dez primeiros do campeonato. Muitos aguardavam o confronto entre Racer Lover, mais conhecido como Tavares Jr, com o piloto que definitivamente já mostra que vai brigar pelo título, Everson Vieira. Ë mas se engana quem acha que Danilo Takashi, Guilherme Santana, Ualace Martinelli, Alberto Silva e demais pilotos iam dar moleza.

Na tomada de tempo Everson mostrava que iria lutar forte pela liderança e cravou o melhor tempo de 1.33.396. Assim como esperado Tavares Junior ficou no seu encalço e na P2. Danilo Takashi, Guilherme Santana, Rafael Rollo, Ualace Martinelli, Jhony Supra, Heraldo Gobbi, Nei Castro Jr fecharam o grid.

Alberto Silva teve problemas com a conexão durante o qualify e ficou de fora da disputa. Para Alberto vale se consolar que até então o mesmo não tinha tido nenhum problema de conexão e portanto vai utilizar esta etapa como descarte.

Mas vamos ver como ficou o resultado final do GTBR1:

GTBR 1 – Vencedor – Everson Vieira

GTBR 1 – P2- Tavares Junior

GTBR 1 – P3 – Danilo Takashi

GTBR 1 – P4 – Ualace Martinelli

GTBR 1 – P5 – Heraldo Gobbi

GTBR 1 – P6 – Rafael Rollo

GTBR 1 – P7 – Jhony Supra

GTBR 1 – P8 – Nei Castro Junior

GTBR 1 – Guilherme Santana – Abandonou a prova por motivos de conexão.

Os destaques do GTBR 1 ficou para a brilhante vitória de Everson Vieira que marca sua terceira vitória consecutiva com a terceira pole seguida, porém desta vez sofreu muita pressão do piloto Tavares Junior que cruzou a apenas 8 segundos atrás. Para que vocês tenham uma idéia de como este grupo se mostrou forte, Everson e Tavares Junior fizeram respectivamente os dois melhores tempos de prova de toda etapa.

Danilo Takashi, esta se mostrando cada vez mais certeiro e já vinha na quarta posição do campeonato. Danilo cruzou na terceira posição garantindo pontos importantes para continuar na briga. Ualace Martinelli embora cruzou na quarta posição, mostra que já não consegue mais acompanhar o ritmo dos pilotos mais rápidos. Heraldo Gobbi surpreendeu e ganhou 3 posições durante a prova e conquistando a quinta posição. Rafael Rollo mostrou um ritmo constante pois além de conquistar a P5 no grid de largada e no meio de tantas feras, fechou na P6 mas com uma tocada consistente. O piloto Jhony Supra parece ainda estar sentindo os reflexos da queda de conexão da etapa anterior, e vem mostrando uma forte queda de rendimento. Nei Castro Jr, mesmo comentando abertamente que não gostava de Mônaco, parou em um dos restaurantes mais conhecidos do principado, encheu a lata de querosene, deu vexame e foi retirado pelos seguranças, mas depois de um engov, se encheu de coragem e alinhou seu carro no grid e o levou de forma quase intacta até o final em uma tocada de herói.

Com este resultado Everson sobe mais duas posições na tabela geral e já assume a terceira posição. Tavares Junior se segura na vice liderança do campeonato. Danilo Takashi permanece em quarto, mas há quem se engane que a tabela esta estabilizada.

GTBR2

Neste grupo parece existe alguma relação com o número 7. Novamente Sete pilotos se apresentaram para a disputa do grupo GTBR2 e infelizmente Rafael Duar,te, Rafael ZMB, Chrislei Vieira e Freak não marcaram presença na etapa, porém todos comunicaram com antecedência.

Bruno Lombardi que venceu as três provas anteriores faz um tempo voador e crava mais uma Pole Position. Grina sabia que não tinha ritmo para acompanhar Bruno e na sua tacada conquista a P2. Ricardo Hiratsuka se mostra rápido e marca o terceiro melhor tempo, seguido de Tillzera mais conhecido como Julio Till que conquista a P4. Guilherme Radaell, o estreante Denis Tofoli e Cyro Oliveira fecham o grid.

É meus amigos, Grina tinha bem em mente que não tinha ritmo para acompanhar Bruno, portanto se algo deveria ser feito, deveria ser na primeira volta. Grina é conhecido por ter uma largada fria e ser agressivo, porém limpo nas disputas. O que se viu a partir de então foi uma primeira volta de tirar o fôlego. O que tirou o brilho da primeira volta foi uma penalização dada pelo jogo em o que seria uma das ultrapassagens mais lindas da etapa. O vídeo já foi postado no Facebook do Gran Turismo Brasil.

Bruno largou demonstrando muito nervosismo, e tal como um velociraptor, Grina vinha aloprando e mostrando seu carro de todos os lados para Bruno. Ricahira que vinha em terceiro comentou após a prova que não acreditava no que via: “Parecia que Mônaco tinha ruas largas para a disputa que eu via a minha frente.” Mas com a penalização de 5 segundos de Grina, Ricahira tal como um T-Rex (Hoje eu deveria escrever algo sobre o Jurassic Park) e faminto por posições devorou a segunda posição de Grina.

O que se viu a partir dai foi Júlio Till, tal como um Compsógnato (estou dizendo que estou com problemas com dinossauros rsrs), segurar a onda pois agora veria uma briga insana de Grina pela segunda posição, e cabia a Ricahira se segurar. E não é que no mesmo ponto que Grina ensaiou a ultrapassagem que seria épica em cima de Bruno, que foi no Hairpin do Gran Hotel, Grina passou Ricahira da mesma maneira? Grina inventou um novo ponto de ultrapassagem, pelo lado de fora da curva do Hairpin Grina fez uma ultrapassagem épica do campeonato, mas também após isso ficou por ai.

Após passar Ricahira, Grina percebeu que Bruno já havia aberto anos luz de distância, e a disputa acirrada passou a ser de Ricahira e o Compsógnato, digo, Julio Till. Saiu faísca dessa briga que sem duvida foi emocionante. Mas vamos vez como ficou as posições finais?

GTBR 2 – Vencedor – Bruno Lombardi

GTBR 2 – P2- Marcos Grina

GTBR 2 – P3 – Julio Till

GTBR 2 – P4 – Ricardo Hiratsuka

GTBR 2 – P5 – José Guilherme Radaell

GTBR 2 – P6 – Denis Tofoli

GTBR 2 – P7 – Cyro Oliveira

O bom de escrever essa matéria nessa briga de dinossauros, é ver Bruno manter sua performance e dar menos trabalho ao editor que vos escreve. Bruno de forma fantástica e incontestável venceu mais uma, mas viu que Grina começa a acordar no campeonato. Aliás Grina com o P2 sobe quatro posições e já ocupa a sexta posição e faz com que a dança das cadeiras se acirre. Julio Till após uma briga intensa com Ricardo Hiratsuka, conquista de forma limpa e brilhante a posição em uma linda disputa e cruza a linha de chegada no P3. Ricardo Hiratsuka vem se mostrando um monstro de constância, pois além de participar e não cair em nenhuma etapa, conquistou três P4 e duas P2 e ocupa a oitava posição do campeonato. Outro piloto que vem evoluindo é Guilherme Radaell. Suas participações tem se mostrado mais seguras e isso reflete nos pontos conquistados nas últimas etapas. O estreante Denis Tofoli é outro piloto que esta ganhando kilometragem e adquirindo uma importante experiência para a disputa dos próximos campeonatos. Sem dúvida que o Abarth 500 esta sendo uma fonte de aprendizado para todos.

O destaque positivo para a E5 do grupo GTBR2 foi o piloto Cyro Oliveira. Cyro encarou de frente as dificuldades de Mônaco e mesmo assumindo tal dificuldade não deixou de participar e demonstrou um espirito esportivo fora do normal praticando Fairplay em toda corrida e abrindo para os ponteiros passarem. Parabéns Cyro… Isso é um motivo de grande orgulho a família GTBR.

Observações Finais

 

A próxima etapa será realizada no dia 07/05 e tudo aponta que o asfalto irá derreter. Bruno Lombardi pegará um piloto que vem brigando diretamente pela ponta do campeonato e que já demonstrou ser voador, o piloto Tavares Junior. Será que Bruno vai suportar? Everson vai continuar subindo forte na tabela? Grina começa a dar as caras no campeonato e vai encarar Everson na próxima etapa. Danilo Takashi vai roubar a P3 no campeonato de Everson? Guilherme Santana, Ualace, Beto, Julio Till e muitos outros prometem engrossar a briga, mas quem irá subir na tabela? Quem irá descer? Essa são perguntas em que cujas respostas só começaremos a ter no final de Abril quando o sorteio da próxima etapa definirá qual será o palco dessa briga de gigantes. Se segurem GT Maníacos, porque aqui é só para quem enrola os cabelos no conta giro.