Há três anos o GTBR começou a realizar um evento festivo e cujo objetivo é reunir pilotos e equipes para uma disputa de endurance, e assim idealizamos e criamos os eventos de 6 horas do GTBR. No ano de 2020 planejamos realizar o evento de endurance tendo como referência o maior evento de automobilismo do mundo, as 24 Horas de Le mans.
Assim chegamos ao evento 6 Horas de Lê Mans GTBR. Dessa vez tivemos o privilégio de contar cm o importante apoio da Audi do Brasil que nos cedeu 3 livros “Audi do Brasil – Presente, Passado e Futuro” que narra a trajetória comemorativa dos 25 anos da Audi no Brasil.
Eramos para ter 14 equipes inscritas, mas infelizmente uma das equipes não conseguiu estar presente no evento, mas a festa foi grande…. 39 pilotos, 13 equipes, alguns travamentos, mas muitas intensas disputas.
O cronograma seguiu o seguinte:
- BATERIA 1: Carros Gr1 e Gr3.
- BATERIA 2: Carros Gr1 e Gr3.
- BATERIA 3: Carros Gr1.
Então vamos ver como ficaram as baterias?
6 Horas de Lê Mans GTBR – GTBr1
6 Horas de Lê Mans GTBR – GTBr2
6 Horas de Lê Mans GTBR – GTBr3
É meus amigos, quando eu escrevi na etapa passada que Kyoto era capaz de chacoalhar o bambuzal muita gente deve ter achado um exagero de minha parte. Nenhum dos cinco primeiros pilotos na classificação chegaram ao pódio em Kyoto. Em contra partida Lucas Carvalho estreiou na categoria no lugar de Renato Brant, e estreiou com o pé direito com uma vitória incontestável na mais desafiadora pista do calendário da GTBR500. Cassio Fanzioni que estreiou em Suzuka e que não tinha conseguido um resultado mediano ao ficar no pelotão intermediáriao, desta vez conquistou uma valiosa P2 e importante experiência na categoria. Na P3 Hugo Arruda, outro piloto que estreiou em Suzuka com uma P6, desta vez fechou o pódio. Maurício Zanin não conseguiu descontar pontos com relação a Caveman, mas conseguiu uma P4 em um importante resultado, pois a diferença para Caveman está em 5 pontos, e Zanin agora tem um descarte de 11 pontos contra 8 de Caveman, então essa diferença de 5 pontos pode ser pulverizada a qualuqer momento faltando 3 etapas para o fim do campeonato.
Já na categoria Stock, Marcelo Brant mostrou pq é líder do campeonato ao vencer a etapa de Kyoto com seus 6.846 metros e 20 curvas a cada volta. Marcelo conquistou a ponta após um vacilo de Danilo Hirats que começou a prova de modo impressionante. Com Isso Marcelo Brant conquistou suas terceira vitória em etapas, mas foi seguido de Ronaldo Solano que continua vivo na disputa a apenas 4 pontos do líder após cruzar na P2 e conseguiu manter a diferença para Danilo Hirats. Danilo o Japonês Voador, após o vacilo fez uma brilhante corrida de recuperação e conquistou na última reta, metros antes da linha de chegada a P3, e como registrou a melhor volta permitiu que Marcelo Brant abrisse apenas mais um ponto. Com três etapas para o fim do campeonato o melhor posicionado é Marcelo Brant que está na liderança e leva um descarte de 13 pontos, contra 10 de Solano que é P3 no campeonato e contra 09 de Hirats que é P2 no campeonato. Mas tudo pode acontecer na curva 01 de Spa Francorchamps, a próxima etapa do campeonato, então, fiquem de olho na disputa da categoria Stock.
A categoria Pro infelizmente não tivemos a presença do piloto Lucas Rodrigues que foi o único piloto que não fez os procedimentos exigidos pela administração de verificação de internet e configuração de modem exigido para a etapa de Kyoto. Em contra partida, tivemos problemas apenas na transmissão, pois solicitamos a verificação dos pilotos, mas cometemos a falha de não exigir a verificação de internet e configuração de modem a quem transmite as etapas e que será exigido para a etapa de Spa Francorchamps. Se tivemos problemas com a transmissão, felizmente na pista todos os pilotos disputaram sem lag, sem bugs, em perfeitas condições de disputa. Com isso tivemos mais uma vitória incontestável de Jorge Cancela, que mais uma vez não conseguiu abrir vantagem pois Nilton cruzou mais uma vez na P2 e mais uma vez conquistou a VMR com um ponto extra. Desse modo a disputa continua com ambos os pilotos com 65 pontos, porém com a vantagem do piloto Jorge Cancela por ter conquistado 4 vitórias no confronto direto. O piloto Guinepal fechou na P3 que vem se buscando solidificar a P3 no campeonato, porém esta a apenas 3 pontos do piloto João Junior.
É meus amigos, temos disputas abertas na 3 categorias do GTBR 500 faltando 3 etapas. Absolutamente tudo pode acontecerportanto não perca o próximo capitulo destas disputa que acontecerá no dia 18/10 no traçado de Spa Francorchamps.