Escolha uma Página

Regulamento – Street Sport Gran Turismo Brasil.

Gran Turismo Sport / Temporada 2019

Da denominação e participação

  • O Campeonato Street Sport Gran Turismo Brasil.
    Gran Turismo Sport / Temporada 2019, organizado pelo site Gran Turismo Brasil, será disputado entre pilotos virtuais brasileiros, ou estrangeiros, a critério da organização, na forma deste regulamento.

 

1.1.1. Para disputar o campeonato, os pilotos deverão atender a todos os critérios e condições definidos no site oficial do GTBR antes do início do campeonato.

 

1.2. O site Gran Turismo Brasil detém todos os direitos relacionados à competição e seus membros organizadores são os responsáveis pela organização, realização e elaboração do regulamento do campeonato.

 

  1. Da organização do campeonato e do sistema de disputa

 

2.1. O referido Campeonato será disputado utilizando-se o simulador Gran Turismo Sport, da empresa Sony Computer Entertainment, para o console Playstation 4, da mesma empresa.

 

2.1.1. O cronograma das etapas será divulgado no site do Gran Turismo Brasil (http://www.granturismobrasil.com.br) e Facebook e Instagram Oficial do Gran Turismo Brasil (https://www.facebook.com/gtbr.granturismobrasil/) antes do início oficial do campeonato.

 

2.1.2. Os circuitos que serão utilizados no campeonato selecionados pela administração do Gran Turismo Brasil e estão descritos no item 2.2.3 deste regulamento.

 

2.1.3. Serão utilizados dois carros neste campeonato, o Clio V6 24V (N200) e Fugu Z (N300).

 

2.1.3.1. A configuração do Clio V6 24V (N200) seguirá aos padrões originais do carro: Potência: 233 CV – Peso: 1.335 kg.

 

2.1.3.2. A configuração do Fugu Z (N300) seguirá aos padrões originais do carro: Potência: 299 CV – Peso: 1.100 kg.

 

 

2.1.4. Os circuitos a serem utilizados já estão relacionados no item com sua respectiva data de realização, salvo motivo de força maior que impeça a realização do (s) evento (s).

 

2.2. O sistema de disputa adotado serão os de corrida online e tomada de tempo, por meio do uso de salas privadas disponíveis no ambiente online da PSN pela GTBR Gran Turismo Brasil, criadas especificamente pela organização para a realização das etapas do campeonato.

 

2.2.1. No sistema de corrida online, os pilotos se conectam via internet à (s) sala (s) ou lounges criada pela organização do campeonato e correm uns contra os outros, com formação de grid de largada, disputando a melhor posição na pista dentro do número de voltas determinadas em cada bateria.

 

2.2.1.2. O sistema de comunicação a ser utilizado será a formação de grupos de whatsapp criados a partir do grupo que o piloto irá participar (GTBR1 ou GTBR2) e por etapa.

 

2.2.2 O sistema “Tomada de Tempo” será liberado uma janela de tempo de 10 minutos, onde os pilotos terão de aguardar a liberação para ir registrar suas melhores voltas em sessões de treino livre criadas especificamente para esse fim, tendo suas posições definidas, em ordem crescente, do menor tempo de volta para o maior tempo de volta.

 

2.2.3. Pistas: 08 traçados estão homologados para o Street Sport Gran Turismo Brasil.

As pistas homologadas são:

Etapa 01 – CLIO – SARDEGNA A – Horário: 13:10h

Etapa 02 – CLIO – CIRCUITO DE CATALUNYA – Horário: 10:30h

Etapa 03 – CLIO – FUJI SPEEDWAY F – Horário: 12:00h

Etapa 04 – CLIO – DRAGON TRAIL – Horário: 13:00h

Etapa 05 – FUGU Z – NURBURGRING GP – Horário: 11:00h

Etapa 06 – FUGU Z – SUZUKA CIRCUIT – Horário: 15:00h

Etapa 07 – FUGU Z – KYOTO DRIVING PARK YAMAGIWA + MIYABI – Horário: 11:30h

Etapa 08 – FUGU Z – INTERLAGOS – Horário: 13:35h

 

2.2.4. Piloto não participante: O piloto que não participar na prova não somará pontos na etapa e cairá automaticamente para disputar a etapa subsequente na GTBR2.

 

2.2.4.1. Cada vez que um piloto de um grupo faltar, o mesmo irá diretamente para o grupo GTBR2. (ex: Piloto da GTBR1 faltou. Os três últimos colocados do GTBR1 e o faltante do GTBR1 cairão para o GTBR2. Subirão 4 pilotos do GTBR2 para o GTBR1.

 

2.2.5. Piloto com queda de conexão até 80{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova: O piloto que tiver queda de conexão com menos de 80{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova, ou tempo inferior a 24 minutos de prova, somará um ponto na etapa na soma de pontos individuais e cairá para o grupo subsequente a menos que já esteja no GTBR2.

 

2.2.6. Piloto com queda de conexão de 81{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a 99{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova: O piloto que tiver queda de conexão entre de 81 a 99{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova, ou acima de 24 minutos de prova, estará consecutivamente na última posição da bateria do seu grupo participante e somara os pontos referidos a colocação, mas irá cair para o grupo subsequente, a menos que já esteja no GTBR2. Caso tenha mais pilotos que caiam a conexão nesta faixa de prova, iremos considerar a queda da última conexão, após a penúltima e assim consecutivamente até formarmos o grid final.

 

2.2.7. Pontuação.
Será adotado a seguinte pontuação para o GTBR Street Sport:

Pontuação por Grupos
Posição GTBR1    Posição GTBR2
P1 21   P1 15
P2 20   P2 14
P3 19   P3 13
P4 18   P4 12
P5 17   P5 11
P6 16   P6 10
P7 15   P7 9
P8 14   P8 8
P9 13   P9 7
P10 12   P10 6
P11 11   P11 5
P12 10   P12 4
P13 9   P13 3
P14 8   P14 2

2.2.8. Grupos.

 

O GTBR Street Sport contará com 2 grupos compostos de 14 pilotos. Para formação da Etapa 01 todos os inscritos passarão por uma seletiva e os grupos serão divididos a partir da classificação em seletiva.

 

2.2.8.1. Pilotos com Vaga Garantida
Inicialmente as vagas serão apenas abertas a pilotos do grupo fechado de whatsapp. Os pilotos do grupo de whatsapp GTBR que participaram na BMW Series e tiveram presentes em todas as etapas, terão vaga garantida no Street Sport Gran Turismo Brasil.

No decorrer do campeonato, a organização do Gran Turismo Brasil irá utilizar a lista de espera, e sendo necessário poderá ou não abrir vagas para pilotos novatos de fora do grupo fechado de whatsapp GTBR.

 

2.2.8.2. Circuito e carro a ser utilizado na seletiva ou definição de grupos para Etapa 01.
Para a seletiva será considerado o carro Clio V6 24V (N200) : Potência: 233 CV – Peso: 1.335 kg. Quanto ao circuito, o mesmo será sorteado entre os circuitos programados no calendário, um circuito a ser utilizado. O sorteio será realizado pela loteria federal na quarta-feira que antecede a seletiva. Os circuitos serão enumerados de 1 a 8 e será considerado o último digito do primeiro prêmio da loteria federal. Caso o último digito do primeiro prêmio conste o número 9 ou 0, iremos considerar o último digito do segundo prêmio e assim consecutivamente até termos definido o circuito que será utilizado na seletiva. A seletiva será realizada no dia 28/07 em salas que serão organizadas após as 20:00hs até as 23.00hs

.

2.2.8.3. Etapa 02 a 08 e Formação de Grupos.
Para as etapas 02 a 08 serão seguidos os seguintes critérios para formação de grupo:

GTBR1 – P1 a P10 GTBR1 da etapa anterior + P1 a P4 GTBR2 da etapa anterior.

GTBR2 – P11 a P14 GTBR1 da Etapa anterior + P5 a P14 GTBR2 da Etapa anterior Obs: O Grupo GTBR2 receberá os faltantes da etapa anterior, assim como descrito nos itens 2.2.4, 2.2.4.1, 2.2.5 e 2.2.6.

 

2.2.8.4. Categorias GTBR Pro e GTBR Stock..
A partir da Etapa 05 do campeonato, os pilotos estarão categorizados no GTBR Pro e GTBR Stock. Os pilotos serão elencados nas respectivas categorias após a 5ºEtapa do Campeonato e será considerado a tabela de pontuação para as respectivas categorias. Será considerado o seguinte parâmetro:

– Os pilotos do 1ºcolocado ao 14º colocado na tabela de pontuação serão inseridos na categoria GTBR Pro;
– Os pilotos do 15ºcolocado ao 28º colocado na tabela de pontuação serão inseridos na categoria GTBR Stock;
Desta forma, na 5ºEtapa todos os pilotos saberão em que categoria estarão participando.
Vale a pena frisar que independente da categoria que estiver participando os pilotos poderão participar em qualquer dos grupos em que for elegível sua participação por resultado, seja no GTBR1 ou GTBR2.

Todos os pilotos que entrarem no campeonato da quinta etapa em diante, entrarão na categoria GTBR Stock.

 

2.2.8.5. Pontuação inicial para Etapa 05.

Na quinta etapa os pontos obtidos na fase anterior do campeonato serão minizados e observando a classificação por categoria, os pilotos partirão para etapa 05 com as seguintes pontuações:

Pontuação Inicial – Fase 2 Street Sport
Posição Pró   Posição Stock
P1 30   P1 15
P2 29   P2 14
P3 28   P3 13
P4 27   P4 12
P5 26   P5 11
P6 25   P6 10
P7 24   P7 9
P8 23   P8 8
P9 22   P9 7
P10 21   P10 6
P11 20   P11 5
P12 19   P12 4
P13 18   P13 3
P14 17   P14 2

2.2.8.5.1 Pontos a serem somados após a etapa 05
O pontos a serem conquistados a partir da etapa 05, continuarão a ser os mesmos descritos no item 2.2.7 que passarão a ser acrescidos aos pontos iniciais da segunda fase do campeonato conforme item 2.2.8.5.

 

2.2.9.1. A prova do Grupo GTBR1 terá início às 21.00hs, e os pilotos terão obrigatoriamente a estar presentes na sala a partir de 20:50hs.

 

2.2.9.2. A prova do Grupo GTBR2 terá início às 20.00hs, e os pilotos terão obrigatoriamente a estar presentes na sala a partir de 19:50hs.

2.3.0. Calendário: O calendário das provas e das respectivas tomadas de tempo será divulgado no Site e Facebook e Instagram Oficial do Gran Turismo Brasil.

Uma etapa poderá ser transferida de data, antecipada ou prorrogada a critério da administração do Gran Turismo Brasil, com publicação mínima de 15 dias de antecedência da prova.

 

Programação de Qualify e Etapas previamente determinadas para o Street Sport Gran Turismo Brasil, seguem descritas abaixo:

 

Seletiva 28/07/19 – Seletiva GTBR Street Sport e formação de grupos.

Etapa 01 – 04/08/19 – SARDEGNA A – Horário: 13:10h

Etapa 02 – 18/08/19 – CIRCUITO DE CATALUNYA – Horário: 10:30h

Etapa 03 – 01/09/19 – FUJI SPEEDWAY F – Horário: 12:00h

Etapa 04 – 15/09/19 – DRAGON TRAIL – Horário: 13:00h

Etapa 05 – 29/09/19 – NURBURGRING GP – Horário: 11:00h

Etapa 06 – 06/10/19 – SUZUKA CIRCUIT – Horário: 15:00h

Etapa 07 – 20/10/19 – KYOTO DRIVING PARK YAMAGIWA + MIYABI – Horário: 11:30h

Etapa 08 – 10/11/19 – INTERLAGOS – Horário: 13:35h

 

2.3.1. Ausência de Participação em Etapas
O piloto poderá ter no máximo uma ausência no campeonato, desde que a ausência seja notificada. O piloto que se ausentar e não tiver justificado automaticamente estará fora do campeonato e pegará a fila de interessados até voltar a participar.

 

2.3.2.1. Patrocinadores
O Street Sport Gran Turismo Brasil.já conta com um patrocinador para as medalhas do P4 ao P14 de cada categoria, que será patrocinada pela Equipe Minage.

 

2.3.2.2. Patrocinador dos troféus do Campeonato – Ainda está em aberto a possibilidade de patrocinar os troféus do Campeonato Street Sport Gran Turismo Brasil.. Empresas e interessados que entrarem neste patrocínio terão suas marcas divulgadas por áudio nas transmissões, e terão suas marcas divulgadas nas páginas de divulgação do campeonato.

 

2.3.2.3. Patrocinador Master do site do Gran Turismo Brasil – Abrimos a oportunidade de patrocinar o site Gran Turismo Brasil e divulgar sua marca nos seguintes espaços:

– Principais páginas do site Gran Turismo Brasil;

– Páginas do campeonato como Patrocinador Master;

– Postagens publicadas mídias sociais;

– Divulgação por aúdio nas transmissões;

– Matérias ou publicação mensal de divulgação exclusiva da empresa ou produto a ser criada pela empresa patrocinadora.

Empresas  ou parceiros interessados nesta modalidade deverão entrar em contato através do e-mail contato@gtbr.com.br

 

2.3.2.4. Qualquer modalidade de patrocínio não dá direito a qualquer interferência na administração do site Gran Turismo Brasil, na administração das mídias sociais ou na administração do grupo fechado de whatsapp assim como qualquer interferência em qualquer decisão da administração do Gran Turismo Brasil.

 

2.3.2.5. Qualquer modalidade de patrocínio não dá direito ao patrocinador divulgar outro espaço ou campeonato além de sua própria empresa ou negócio.

 

2.3.2.6. Divulgação Obrigatória de Marcas

Todos os pilotos deverão ter em seu carro a logo marca do Gran Turismo Brasil e o logo marca de cada patrocinador ou de cada um dos patrocinadores do campeonato.

A não observação a esta regra a qualquer das etapas vigentes, o piloto perderá 10 pontos na soma total do campeonato.

 

2.3.2.7. Dilvulgação Obrigatória do Patrocinador Master.
Todos os carros de pilotos inscritos deverão ter a marca do Patrocinador Master em destaque e local visível.

2.3.3. Lista de espera de Pilotos.
O campeonato também contará com a lista de espera de pilotos. Como o campeonato terá número limitado de participantes, os pilotos requerentes de vagas após o número máximo de participantes estipulados pela organização, irão ingressar na lista de espera para uma vaga. Estes poderão ter a oportunidade e ser incluídos no lugar dos pilotos que perderem suas vagas, seja por penalidades ou por infração.

 

2.3.4. Todo piloto que ingressar no campeonato a partir da Corrida 2, iniciará sua participação pelo Grupo GTBR2.

2.3.5. Prioridade de Inscrição em Próximos Campeonatos.
Os pilotos que terminarem o campeonato de modo elegível, ou seja, participantes ativos no grupo fechado de whatsapp e no campeonato, observadores das regras descritas neste regulamento, terão prioridade de inscrição no campeonato subsequente promovido pelo Gran Turismo Brasil.

 

2.3.6. Tempo de Prova
O pela primeira vez nos campeonatos iremos utilizar o tempo de prova. O tempo de volta determinado pela organização será de 30 minutos.

2.3.7. Configuração das Salas
As salas deverão seguir os critérios descritos abaixo:
– Tipo de Corrida: Competitiva.
– Propriedade fixa da sala: Não
– Largada: Largada no Grid
– Grid de Largada: Mais rápido em primeiro.
– Turbo: Desligado
– Ajustes: Proibido
– Força de Cone de Aspiração: Real
– Danos Visíveis: Desligado
– Danos Mecânicos: Pesado
– Desgaste dos Pneus: 12x
– Consumo de Combustível: 6x
– Combustível Inicial: Padrão
– Potência Máxima: vide configuração do carro
– Peso Mínimo: vide configuração do carro
– Redução de Aderência: Real
– Atraso na Chegada: 180 seg.
– Equilíbrio de Desempenho: Desligado
– Classificação Máxima de Pneu: Corrida Super Suave
– Restrições Padrão: Sem Limite
– Fantasma Durante Corrida: Nenhuma
– Penalidade por Atalho: Forte
– Penalidade por Colisão em Mureta: Nenhuma
– Controle de Colisão em Muretas: Padrão
– Penalidade por Contato Lateral: Desligado
– Corrigir curso do veículo após colisão em mureta: Desligado
– Reposicionar carros que saem da pista: Desligado
– Regras de Bandeira: Ligado
– Assistência de contra esterço: Proibido
– Gerenciamento de estabilidade ativo: Proibido
– Assistência de linha de direção: Proibido
– Controle de Tração: Sem Limite
– ABS: Sem Limite
– Piloto Automático: Proibido

 

2.3.8. Configuração dos Carros Homologados.

A configuração dos carros homologados para este campeonato deverá atender os requisitos descritos abaixo:
– Clio V6 24V (N200) – Potência: 233 CV – Peso: 1.335 kg.
– Fugu Z (N300) – Potência: 299 CV – Peso: 1.100 kg.

Obs: Não será utilizada a função ED – Equalização de carros.

2.3.8.1 O carro/etapa a ser utilizado esta descrito no item 2.2.3.

 

2.3.9. Pit Stop: O uso do Pit Stop será livre. Desta forma cada piloto poderá definir sua estratégia.

 

2.4.0. Pneus Homologados.

Os pneus homologados para este campeonato, são os pneus esportivos, sendo assim de livre escolha a opção dos compostos entre duro, médio e macio dos pneus esportivos.

 

2.4.1. Campeão: Será declarado campeão, aquele que obtiver a maior pontuação na soma dos pontos conquistados em cada uma das etapas, e assim respectivamente.

 

2.4.2. Campeão em caso de Empate: Em caso de empate ao final do campeonato, os critérios de desempate serão os definidos abaixo, na seguinte ordem:
2.4.2.1. Maior número de pontos na fase 01 do campeonato;
2.4.2.2. Confronto direto de posições de chegada. O piloto que tiver o maior número de melhores posições de chegada tem a vantagem.
2.4.2.3. Permanecendo o empate, a organização definirá o (s) próximo (s) critério (s) de desempate (s) no site oficial do GTBR ou no Instagram e Facebook GTBR.

  1. Das condições de participação no campeonato

3.1. Para estar apto a participar do campeonato, o piloto deverá dispor, no mínimo, dos seguintes equipamentos e condições:

3.1.1. 1 console Playstation 4 atualizado com a último firmware disponível;

3.1.2. 1 joystick ou volante que funcione com o console;

3.1.3. 1 televisor compatível com o console;

3.1.4. Uma boa conexão com a rede mundial de computadores (internet) que permita o acesso à Playstation Network (PSN) e a participação nas corridas online do Gran Turismo Sport sem prejudicar a conexão das salas criadas para a disputa.

3.2. Os pilotos são exclusivamente responsáveis pelo funcionamento dos equipamentos que garantam sua participação no campeonato, isentando o GTBR, nesse sentido, de qualquer responsabilidade quanto a disponibilidade do piloto para participar das baterias.

 

  1. Das regras de conduta e condução durante as corridas online
    4.1. As regras detalhadas de condução dos pilotos durante as baterias online serão divulgadas à parte no documento denominado Estatuto do Piloto GTBR, a ser divulgado oportunamente no site da comunidade.

 

  1. Das penalidades

5.1. Será publicado conjuntamente com o Estatuto do Piloto GTBR normas detalhadas acerca das situações que originarão penalidades aos participantes do campeonato em caso de descumprimento das regras relativas ao evento.

5.2. Embora o sistema de validação das voltas seja o do próprio simulador, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da corrente etapa ou mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer atitude antidesportiva durante as corridas online, que gere ou não vantagem ao respectivo piloto.

5.3. De igual forma, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da etapa ou até mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer outra irregularidade durante a realização das baterias, como por exemplo uso de códigos para burlar a programação original do simulador.

5.4. Para fins do BMW Series – Gran Turismo Brasil, são considerados tipos de penalidade aplicáveis aos pilotos:

5.4.1. Advertência, para as faltas consideradas leves e cuja ocorrência tenha sido a primeira;

5.4.2. Adição de tempo ao tempo total registrado na bateria ou desclassificação de uma das etapas ou de todo o evento, para as faltas consideradas graves e em caso de reincidência nos casos de advertência, a critério da organização do evento;

5.4.3. Suspensão de participação nas próximas etapas ou dos próximos eventos a serem realizados pelo GTBR, para reincidência em faltas de natureza grave, ouvido o Conselho de Pilotos;

5.4.4. Descadastramento do piloto infrator do site, a critério exclusivo da Comissão de Pilotos, no caso de reincidência das penas de suspensão e em caso de grave perturbação do ambiente online da PSN provocada pelo membro em questão.

5.5. Caso o piloto entenda que o julgamento decorrente da aplicação de sanção prevista nos itens anteriores não tenha sido adequado, poderá requerer recurso formalmente à organização, para que esta encaminhe a decisão para análise e julgamento da Comissão Pilotos do Gran Turismo Brasil, para que procedam à revisão ou não da decisão. Neste caso, a decisão do Conselho será definitiva, não cabendo mais recurso por parte do piloto e da organização;

5.5.1. A solicitação de recurso prevista neste item não é aplicável às sanções de advertência, cuja decisão é soberana da instância aplicadora da penalidade.

5.6. Caso haja denúncia de qualquer atitude antidesportiva ou outra irregularidade observada durante a etapa declarada por piloto ou membro no site do Gran Turismo Brasil, encaminhada por e-mail ou pessoalmente à organização, está poderá, a seu critério, proceder à investigação da conduta do piloto, podendo desclassificá-la caso seja confirmada qualquer irregularidade que desrespeite as regras dispostas neste regulamento e nos demais relativos ao campeonato, respeitado o direito de recurso pelo piloto da respectiva volta ao resultado proferido pela organização.

 

  1. Da premiação

6.1. A critério da organização ou dos patrocinadores do Gran Turismo Brasil, os três primeiros colocados na categoria GTBR Pró, o primeiro colocado na categoria GTBR Stock e o primeiro colocado na categoria GTBR Light irão receber troféus e será divulgada em comunicado oficial no site do Gran Turismo Brasil / Facebook Gran Turismo Brasil.

6.2. A critério exclusivo dos pilotos premiados, estes poderão optar em receber os prêmios:

6.2.1. Em mãos, diretamente da equipe Gran Turismo Brasil em um local acessível a ambos.

6.2.2. Pelos correios, mediante fornecimento dos dados solicitados pela organização, com as despesas de envio custeadas pelo piloto.

6.3. De igual modo, o site GTBR, por meios próprios ou através de seus patrocinadores oficiais, poderão sortear a qualquer tempo prêmios para os pilotos participantes de todas as fases do campeonato, segundo critérios de elegibilidade definidos pela equipe organizadora nos canais oficiais de comunicação no site e ou Instagram e facebook.

6.4. No caso de recebimento da premiação, os pilotos concordam previamente em conceder depoimento para o site GTBR, em formato escrito, de áudio e/ou de vídeo, com a finalidade exclusiva de divulgação dos resultados finais do campeonato para o GTBR.

 

  1. Das disposições finais

7.1. Considera-se comunicação oficial, para fins deste regulamento, aquela prestada por membro Gran Turismo Brasil responsável pela organização do campeonato, prestada em destaque na parte do site, Facebook GTBR Oficial e ou e-mail designados para servir oficialmente de canal de comunicação entre os organizadores e os pilotos.

7.2. Os pilotos que apresentarem conduta ofensiva a outros membros, seja pela utilização de palavras de baixo calão, por manifestações discriminatórias de qualquer natureza ou outras atitudes que agridam a dignidade de indivíduos ou grupos, na utilização dos canais de comunicação disponíveis no site do Gran Turismo Brasil ou no ambiente online do Playstation 4, poderão, a critério da organização, ser desclassificados permanentemente do campeonato, sem prejuízo de outras sanções.

7.3. O tratamento e a resolução dos demais casos omissos na aplicação deste regulamento serão de responsabilidade da organização deste campeonato e poderão ser analisados pelo conselho de pilotos.