Escolha uma Página

Regulamento – BMW Series – Gran Turismo Brasil

Gran Turismo Sport / Temporada 2019

Da denominação e participação

1.1. O Campeonato BMW Series Gran Turismo Brasil
Gran Turismo Sport / Temporada 2019, organizado pelo site Gran Turismo Brasil, será disputado entre pilotos virtuais brasileiros, ou estrangeiros, a critério da organização, na forma deste regulamento.

1.1.1. Para disputar o campeonato, os pilotos deverão atender a todos os critérios e condições definidos no site oficial do GTBR antes do início do campeonato.

1.2. O site Gran Turismo Brasil detém todos os direitos relacionados à competição e seus membros organizadores são os responsáveis pela organização, realização e elaboração do regulamento do campeonato.

2. Da organização do campeonato e do sistema de disputa

2.1. O referido Campeonato será disputado utilizando-se o simulador Gran Turismo Sport, da empresa Sony Computer Entertainment, para o console Playstation 4, da mesma empresa.

2.1.1. O cronograma das etapas será divulgado no site do Gran Turismo Brasil (http://www.granturismobrasil.com.br) e Facebook e Instagram Oficial do Gran Turismo Brasil (https://www.facebook.com/gtbr.granturismobrasil/) antes do início oficial do campeonato.

2.1.2. Os circuitos que serão utilizados no campeonato selecionados pela administração do Gran Turismo Brasil e estão descritos no item 2.2.3 deste regulamento.

2.1.3. O veículo utilizado neste campeonato será o BMW M6 GT3 WALKENHORST MOTORSPORT 2016.

2.1.4. O circuito a ser utilizado já está relacionado no item com sua respectiva data de realização, salvo motivo de força maior que impeça a realização do (s) evento (s).

2.2. O sistema de disputa adotado serão os de corrida online e tomada de tempo, por meio do uso de salas privadas disponíveis no ambiente online da PSN pela GTBR Gran Turismo Brasil, criadas especificamente pela organização para a realização das etapas do campeonato.

2.2.1. No sistema de corrida online, os pilotos se conectam via internet à (s) sala (s) ou lounges criada pela organização do campeonato e correm uns contra os outros, com formação de grid de largada, disputando a melhor posição na pista dentro do número de voltas determinadas em cada bateria.

2.2.1.2. O sistema de comunicação a ser utilizado será a formação de grupos de whatsapp criados a partir do grupo que o piloto irá participar (GTBR1 ou GTBR2 ou GTBR3) e por etapa.

2.2.2 O sistema “Tomada de Tempo” será liberado uma janela de tempo de 10 minutos, onde os pilotos terão de aguardar a liberação para ir registrar suas melhores voltas em sessões de treino livre criadas especificamente para esse fim, tendo suas posições definidas, em ordem crescente, do menor tempo de volta para o maior tempo de volta.

2.2.3. Pistas: 08 traçados estão homologados para o BMW Series – Gran Turismo Brasil. As pistas homologadas são:

– LAGO MAGGIORE
– NURBURGRING GP
– SUZUKA CIRCUIT
– KYOTO DRIVING PARK YAMAGIWA
– FUJI SPEEDWAY F
– INTERLAGOS
– CIRCUITO DE CATALUNYA
– DRAGON TRAIL

2.2.4. Piloto não participante: O piloto que não participar na prova não somará pontos na etapa e cairá automaticamente para disputar a etapa subsequente na GTBR3.

2.2.4.1. Cada vez que um piloto de um grupo faltar, o mesmo irá diretamente para o grupo GTBR3. (ex: Piloto da GTBR1 faltou. Os três últimos colocados do GTBR1 cairão para o GTBR2 e o faltante do GTBR1 cairá para o GTBR3. Subirão 4 pilotos do GTBR2 para o GTBR1 e 5 pilotos do GTBR3 subirão para recompor o GTBR2)

2.2.5. Piloto com queda de conexão até 80{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova: O piloto que tiver queda de conexão com menos de 80{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova, ou tempo inferior a 24 minutos de prova, somará um ponto na etapa na soma de pontos individuais e cairá para o grupo subsequente a menos que já esteja no GTBR3.

2.2.6. Piloto com queda de conexão de 81{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a 99{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova: O piloto que tiver queda de conexão entre de 81 a 99{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova, ou acima de 24 minutos de prova, estará consecutivamente na última posição da bateria do seu grupo participante e somara os pontos referidos a colocação, mas irá cair para o grupo subsequente, a menos que já esteja no GTBR3. Caso tenha mais pilotos que caiam a conexão nesta faixa de prova, iremos considerar a queda da última conexão, após a penúltima e assim consecutivamente até formarmos o grid final.

2.2.7. Pontuação.
Será adotado a seguinte pontuação para a BMW Series – Gran Turismo Brasil:

BMW Series 2019 – Gran Turismo Brasil
GTBR1 GTBR2 GTBR3
P1 25 P1 20 P1 15
P2 24 P2 19 P2 14
P3 23 P3 18 P3 13
P4 22 P4 17 P4 12
P5 21 P5 16 P5 11
P6 20 P6 15 P6 10
P7 19 P7 14 P7 9
P8 18 P8 13 P8 8
P9 17 P9 12 P9 7
P10 16 P10 11 P10 6
P11 15 P11 10 P11 5
P12 14 P12 9 P12 4
P13 13 P13 8 P13 3
P14 2

2.2.8. Grupos.
O BMW Series – Gran Turismo Brasil contará com 2 grupos compostos de 13 pilotos e um grupo de 14 pilotos. Neste campeonato testaremos um novo sistema. Para formação da Etapa 01 todos os inscritos passarão por uma seletiva e os grupos serão divididos a partir da classificação em seletiva.

2.2.8.1. Pilotos com Vaga Garantida
Os pilotos que disputaram o American ShowDown sem nenhuma falta terão vaga garantida na BMW Series, entretanto todos terão que participar da seletiva, e a não participação da seletiva acarretará em perda da vaga garantida na BMW Series.

2.2.8.2. Circuito a ser utilizado na seletiva para seleção de pilotos.
Para a seletiva será sorteado entre os circuitos programados no calendário, um circuito a ser utilizado. O sorteio será realizado pela loteria federal na quarta-feira que antecede a seletiva. Os circuitos serão enumerados de 1 a 8 e será considerado o último digito do primeiro prêmio da loteria federal. Caso o último digito do primeiro prêmio conste o número 9 ou 0, iremos considerar o último digito do segundo prêmio e assim consecutivamente até termos definido o circuito que será utilizado na seletiva. A seletiva será realizada no dia 03/02 em salas que serão organizadas após as 20:00hs até as 23.00hs.

2.2.8.3. Etapa 02 a 06 e Formação de Grupos.
Para as etapas 02 a 06 serão seguidos os seguintes critérios para formação de grupo:

GTBR1 – P1 a P9 GTBR1 da etapa anterior + P1 a P4 GTBR2 da etapa anterior.

GTBR2 – P10 a P13 GTBR1 da Etapa anterior + P5 a P9 GTBR2 da Etapa anterior + P1 a P4 GTBR3 da Etapa anterior

GTBR3 – P10 a P13 GTBR2 da Etapa anterior + P5 a P14 GTBR3 da Etapa anterior.

Obs: O Grupo GTBR3 receberá os faltantes da etapa anterior, assim como descrito nos itens 2.2.4, 2.2.4.1, 2.2.5 e 2.2.6.

2.2.8.4. Categorias GTBR Pro, GTBR Stock e GTBR Light.
A partir deste campeonato os pilotos estarão categorizados no GTBR Pro, GTBR Stock e GTBR Light. Os pilotos serão elencados nas respectivas categorias após a 4ºEtapa do Campeonato e será considerado a tabela de pontuação para as respectivas categorias. Será considerado o seguinte parâmetro:

– Os pilotos do 1ºcolocado ao 13º colocado na tabela de pontuação serão inseridos na categoria GTBR Pro;
– Os pilotos do 14ºcolocado ao 26º colocado na tabela de pontuação serão inseridos na categoria GTBR Stock;
– Os pilotos do 14ºcolocado ao 40º colocado na tabela de pontuação serão inseridos na categoria GTBR Light;

Desta forma, na 5ºEtapa todos os pilotos saberão em que categoria estarão participando.
Vale a pena frisar que independente da categoria que estiver participando os pilotos poderão participar em qualquer dos grupos em que for elegível sua participação por resultado, seja no GTBR1, GTBR2 ou GTBR3.

Todos os pilotos que entrarem no campeonato da quinta etapa em diante, entrarão na categoria GTBR Light.

2.2.8.5. Sistemas de Lastros.
Na BMW Series iremos usar sistema de lastros para os pilotos ponteiros O uso de lastro será determinado pela posição no campeonato assim como determinado abaixo desde a Etapa 02 até o fim do campeonato:
P1 no campeonato – 10{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a mais no peso.
P2 no campeonato – 8{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a mais no peso.
P3 no campeonato – 6{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a mais no peso.
P4 no campeonato – 4{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a mais no peso.
P5 no campeonato – 2{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a mais no peso.

A partir da Etapa 04, se o piloto ponteiro geral do campeonato que vencer a etapa receberá na para a próxima etapa o acréscimo respectivo da tabela de pontuação acrescido de mais 2{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} de peso extra pela vitória.

Se o piloto ponteiro continuar vencendo nas demais corridas, o acréscimo de peso será acumulativo, até que o piloto não conquiste a P1 na etapa, voltando neste caso para a próxima etapa a somente carregar o lastro respectivo da tabela de pontuação.

Exemplo: Piloto A é líder do campeonato na Etapa 04 e vence a Etapa 04. Para Etapa 05, o piloto A levará 12{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} de lastro. Se mesmo assim o piloto A vencer a Etapa 05, levará para Etapa 06 14{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} de lastro. Se o piloto A chegar na segunda posição na Etapa 06, para Etapa 07 o piloto A irá voltar a correr apenas com o lastro respectivo da tabela de pontuação.

O sistema de lastro visa criar equilíbrio e dar mais emoção a disputa e incentivar os pilotos ao uso de estratégia

2.2.9. Dia da Semana das Provas e Tomadas de Tempo: As provas serão realizadas nas noites de domingo impreterivelmente a partir das 20.00hs com formação e estabilização de salas.

2.2.9.1. A prova do Grupo GTBR1 terá início às 22.00hs, e os pilotos terão obrigatoriamente a estar presentes na sala a partir de 21:50hs.

2.2.9.2. A prova do Grupo GTBR2 terá início às 21.00hs, e os pilotos terão obrigatoriamente a estar presentes na sala a partir de 20:50hs.

2.2.9.3 A prova do Grupo GTBR3 terá início às 20:00hs, e os pilotos terão obrigatoriamente a estar presentes na sala a partir das 19.50hs


2.3.0. Calendário: O calendário das provas e das respectivas tomadas de tempo será divulgado no Site e Facebook e Instagram Oficial do Gran Turismo Brasil.

Uma etapa poderá ser transferida de data, antecipada ou prorrogada a critério da administração do Gran Turismo Brasil, com publicação mínima de 15 dias de antecedência da prova.

Programação de Qualify e Etapas previamente determinadas para o BMW Series – Gran Turismo Brasil seguem descritas abaixo:

Qualify Formação dos Grupos Etapa 01 – 2018

Etapa 01 17/02/19 – LAGO MAGGIORE – Horário de Pista: 05:00 tempo aberto
Etapa 02 10/03/19 – NURBURGRING GP – Horário de Pista: 12:00 tempo bom
Etapa 03 24/03/19 – SUZUKA CIRCUIT – Horário de Pista:
Etapa 04 07/04/19 – KYOTO DRIVING PARK YAMAGIWA – Horário de Pista: 18:00 tempo aberto
Etapa 05 28/04/19 – FUJI SPEEDWAY F – Horário de Pista: 08:00 nublado
Etapa 06 12/05/19 – INTERLAGOS – Horário de Pista: 13:45 tempo bom
Etapa 07 26/05/19 – CIRCUITO DE CATALUNYA – Horário de Pista: 20:00 tempo aberto
Etapa 08 09/06/19 – DRAGON TRAIL – Horário de Pista: 17:00 tempo aberto

2.3.1. Ausência de Participação em Etapas
O piloto poderá ter no máximo uma ausência no campeonato, desde que a ausência seja notificada. O piloto que se ausentar e não tiver justificado automaticamente estará fora do campeonato e pegará a fila de interessados até voltar a participar.

2.3.2.1. Novos Patrocinadores
A BMW Series será patrocinada por três novos parceiros: Conquista Multimarcas, Papel Mania Papelaria e Champion Centro Automotivo.

2.3.2.2. Pontos extras inciais.
Em virtude dos novos patrocinadores da comunidade Gran Turismo Brasil, todos pilotos inscritos irão iniciar a disputa com 4 pontos.

2.3.2.3. Uso das marcas nos carros.
Todos os carros de pilotos inscritos deverão ter a marca dos três novos patrocinadores mais a marca da comunidade Gran Turismo Brasil. As marcas poderão ser adquiridas através do ID TRR_JAVALEESP. Um tutorial será editado em vídeo para que todos possam compreender o processo de colocarem as marcas em seus carros e será disponibilizado no canal do youtube do Gran Turismo Brasil.

Na dúvida consulte o link ao lado: https://youtu.be/UrNzxRrKj18

(Obs: As marcas serão exigidas a partir da primeira etapa, não sendo observado o uso na seletiva)

2.3.2.4. Pontos extras inciais.
Os pilotos que descumprirem em uma ou mais etapas o item 2.3.2.3., automaticamente perderão os 4 pontos descritos no item 2.3.2.2. sem direito a recurso.


2.3.4. Lista de espera de Pilotos.
O campeonato também contará com a lista de espera de pilotos. Como o campeonato terá número limitado de participantes, os pilotos requerentes de vagas após o número máximo de participantes estipulados pela organização, irão ingressar na lista de espera para uma vaga. Estes poderão ter a oportunidade e ser incluídos no lugar dos pilotos que perderem suas vagas, seja por penalidades ou por infração.

2.3.4.1. Todo piloto que ingressar no campeonato a partir da Corrida 2, iniciará sua participação pelo Grupo GTBR3.


2.3.5. Prioridade de Inscrição em Próximos Campeonatos.
Os pilotos que terminarem o campeonato de modo elegível, ou seja, participantes ativos e observadores das regras descritas neste regulamento, terão prioridade de inscrição no campeonato subsequente promovido pelo Gran Turismo Brasil.

2.3.6. Tempo de Prova
O pela primeira vez nos campeonatos iremos utilizar o tempo de prova. O tempo de volta determinado pela organização será de 30 minutos.


2.3.7. Configuração das Salas
As salas deverão seguir os critérios descritos abaixo:
– Tipo de Corrida: Competitiva.
– Propriedade fixa da sala: Não
– Largada: Largada no Grid
– Grid de Largada: Mais rápido em primeiro.
– Turbo: Desligado
– Ajustes: Proibido
– Força de Cone de Aspiração: Real
– Danos Visíveis: Desligado
– Danos Mecânicos: Pesado
– Desgaste dos Pneus: 4x
– Consumo de Combustível: 6x
– Combustível Inicial: Padrão
– Potência Máxima: 675 HP
– Peso Mínimo: 1092 Kg
– Redução de Aderência: Real
– Atraso na Chegada: 180 seg.
– Equilíbrio de Desempenho: Desligado
– Classificação Máxima de Pneu: Corrida Super Suave
– Restrições Padrão: Sem Limite
– Fantasma Durante Corrida: Nenhuma
– Penalidade por Atalho: Forte
– Penalidade por Colisão em Mureta: Nenhuma
– Controle de Colisão em Muretas: Padrão
– Penalidade por Contato Lateral: Desligado
– Corrigir curso do veículo após colisão em mureta: Desligado
– Reposicionar carros que saem da pista: Desligado
– Regras de Bandeira: Ligado
– Assistência de contraesterço: Proibido
– Gerenciamento de estabilidade ativo: Proibido
– Assistência de linha de direção: Proibido
– Controle de Tração: Sem Limite
– ABS: Sem Limite
– Piloto Automático: Proibido

2.3.8. Configuração do Carro Homologado: A configuração do carro homologado para este campeonato deverá atender os requisitos descritos abaixo:
– BMW M6 GT3 Walkenhorst 16´
– Potência: Potência Máxima de 675 CV.
– Peso: Peso Mínimo de 1.092Kg.

Obs: Não será utilizada a função ED – Equalização de carros.

2.3.9. Pit Stop: O uso do Pit Stop será livre. Desta forma cada piloto poderá definir sua estratégia.

2.4.0. Pneus: A escolha de pneus será livre.

2.4.1. Campeão: Será declarado campeão, aquele que obtiver a maior pontuação na soma dos pontos conquistados em cada uma das etapas, e assim respectivamente.

2.4.2. Campeão em caso de Empate: Em caso de empate ao final do campeonato, os critérios de desempate serão os definidos abaixo, na seguinte ordem:
2.4.2.1. Maior número de participações nas etapas e nas baterias;
2.4.2.2. Melhor somatório de resultados na combinação das etapas e grupos disputados;
2.4.2.3. Permanecendo o empate, a organização definirá o (s) próximo (s) critério (s) de desempate (s) no site oficial do GTBR ou no Instagram e Facebook GTBR.


3. Das condições de participação no campeonato

3.1. Para estar apto a participar do campeonato, o piloto deverá dispor, no mínimo, dos seguintes equipamentos e condições:

3.1.1. 1 console Playstation 4 atualizado com a último firmware disponível;

3.1.2. 1 joystick ou volante que funcione com o console;

3.1.3. 1 televisor compatível com o console;

3.1.4. Uma boa conexão com a rede mundial de computadores (internet) que permita o acesso à Playstation Network (PSN) e a participação nas corridas online do Gran Turismo Sport sem prejudicar a conexão das salas criadas para a disputa.

3.2. Os pilotos são exclusivamente responsáveis pelo funcionamento dos equipamentos que garantam sua participação no campeonato, isentando o GTBR, nesse sentido, de qualquer responsabilidade quanto a disponibilidade do piloto para participar das baterias.

4. Das regras de conduta e condução durante as corridas online
4.1. As regras detalhadas de condução dos pilotos durante as baterias online serão divulgadas à parte no documento denominado Estatuto do Piloto GTBR, a ser divulgado oportunamente no site da comunidade.

5. Das penalidades

5.1. Será publicado conjuntamente com o Estatuto do Piloto GTBR normas detalhadas acerca das situações que originarão penalidades aos participantes do campeonato em caso de descumprimento das regras relativas ao evento.

5.2. Embora o sistema de validação das voltas seja o do próprio simulador, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da corrente etapa ou mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer atitude antidesportiva durante as corridas online, que gere ou não vantagem ao respectivo piloto.

5.3. De igual forma, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da etapa ou até mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer outra irregularidade durante a realização das baterias, como por exemplo uso de códigos para burlar a programação original do simulador.

5.4. Para fins do BMW Series – Gran Turismo Brasil, são considerados tipos de penalidade aplicáveis aos pilotos:

5.4.1. Advertência, para as faltas consideradas leves e cuja ocorrência tenha sido a primeira;

5.4.2. Adição de tempo ao tempo total registrado na bateria ou desclassificação de uma das etapas ou de todo o evento, para as faltas consideradas graves e em caso de reincidência nos casos de advertência, a critério da organização do evento;

5.4.3. Suspensão de participação nas próximas etapas ou dos próximos eventos a serem realizados pelo GTBR, para reincidência em faltas de natureza grave, ouvido o Conselho de Pilotos;

5.4.4. Descadastramento do piloto infrator do site, a critério exclusivo da Comissão de Pilotos, no caso de reincidência das penas de suspensão e em caso de grave perturbação do ambiente online da PSN provocada pelo membro em questão.

5.5. Caso o piloto entenda que o julgamento decorrente da aplicação de sanção prevista nos itens anteriores não tenha sido adequado, poderá requerer recurso formalmente à organização, para que esta encaminhe a decisão para análise e julgamento da Comissão Pilotos do Gran Turismo Brasil, para que procedam à revisão ou não da decisão. Neste caso, a decisão do Conselho será definitiva, não cabendo mais recurso por parte do piloto e da organização;

5.5.1. A solicitação de recurso prevista neste item não é aplicável às sanções de advertência, cuja decisão é soberana da instância aplicadora da penalidade.

5.6. Caso haja denúncia de qualquer atitude antidesportiva ou outra irregularidade observada durante a etapa declarada por piloto ou membro no site do Gran Turismo Brasil, encaminhada por e-mail ou pessoalmente à organização, está poderá, a seu critério, proceder à investigação da conduta do piloto, podendo desclassificá-la caso seja confirmada qualquer irregularidade que desrespeite as regras dispostas neste regulamento e nos demais relativos ao campeonato, respeitado o direito de recurso pelo piloto da respectiva volta ao resultado proferido pela organização.

6. Da premiação

6.1. A critério da organização ou dos patrocinadores do Gran Turismo Brasil, os três primeiros colocados na categoria GTBR Pró, o primeiro colocado na categoria GTBR Stock e o primeiro colocado na categoria GTBR Light irão receber troféus e será divulgada em comunicado oficial no site do Gran Turismo Brasil / Facebook Gran Turismo Brasil.

6.2. A critério exclusivo dos pilotos premiados, estes poderão optar em receber os prêmios:

6.2.1. Em mãos, diretamente da equipe Gran Turismo Brasil em um local acessível a ambos.

6.2.2. Pelos correios, mediante fornecimento dos dados solicitados pela organização, com as despesas de envio custeadas pelo piloto.

6.3. De igual modo, o site GTBR, por meios próprios ou através de seus patrocinadores oficiais, poderão sortear a qualquer tempo prêmios para os pilotos participantes de todas as fases do campeonato, segundo critérios de elegibilidade definidos pela equipe organizadora nos canais oficiais de comunicação no site e ou Instagram e facebook.

6.4. No caso de recebimento da premiação, os pilotos concordam previamente em conceder depoimento para o site GTBR, em formato escrito, de áudio e/ou de vídeo, com a finalidade exclusiva de divulgação dos resultados finais do campeonato para o GTBR.

7. Das disposições finais

7.1. Considera-se comunicação oficial, para fins deste regulamento, aquela prestada por membro Gran Turismo Brasil responsável pela organização do campeonato, prestada em destaque na parte do site, Facebook GTBR Oficial e ou e-mail designados para servir oficialmente de canal de comunicação entre os organizadores e os pilotos.

7.2. Os pilotos que apresentarem conduta ofensiva a outros membros, seja pela utilização de palavras de baixo calão, por manifestações discriminatórias de qualquer natureza ou outras atitudes que agridam a dignidade de indivíduos ou grupos, na utilização dos canais de comunicação disponíveis no site do Gran Turismo Brasil ou no ambiente online do Playstation 4, poderão, a critério da organização, ser desclassificados permanentemente do campeonato, sem prejuízo de outras sanções.

7.3. O tratamento e a resolução dos demais casos omissos na aplicação deste regulamento serão de responsabilidade da organização deste campeonato e poderão ser analisados pelo conselho de pilotos.