Escolha uma Página

Abarth 500 – Etapa 06 – 07/05/2017 – Circuit Di Roma  

A Etapa 06 do Abarth 500 marcou o retorno dos pilotos do Abarth 500 as pistas depois de quase um mês de descanso. Não foi à toa, pois os vários feriados de Abril tirou a possibilidade de realizarmos mais etapas em Abril. Se o sorteio da Etapa 04 arrepiou muitos dos pilotos participantes, a pista definida para Etapa 05 não foi diferente, pois os números definiu outro dos traçados mais desafiadores do Gran Turismo 6, o Circuit Di Roma.

A grande expectativa da etapa era o confronto de dois pilotos muito rápidos, Tavares Junior e Bruno Lombardi no grupo GTBR2.

22 pilotos foram convocados, mas somente 17 se apresentaram para a etapa, e como se não bastasse este desfalque, a PSN caprichou na noite do terror, tirando a possibilidade de outros pilotos alinharem no grid.

Como o Circuit Di Roma não apresenta possibilidade de clima variável, a administração do campeonato estabeleceu que não haveria a necessidade de parada obrigatória e troca obrigatória de composto de pneu, deixando com que cada piloto definisse sua estratégia para as 27 voltas determinadas para esta etapa.

GTBR1

Seis pilotos marcaram presença e sentimos a falta da participação dos pilotos Evandro Grillo e Denis Tofoli que não apresentaram justificativa e que pelo fato de não comunicar sua não participação, agora estão em uma linha delicada para determinar o fim do campeonato.

Rafael Duarte estava com problema de leitor, e Heraldo Gobbi e Chrislei Vieira por motivos pessoais se ausentaram da etapa e comunicaram a ausência a administração.

No qualify Everson Vieira apresentou dificuldades iniciais e bateu duas vezes tendo que retornar aos box. Danilo Takashi, Guilherme Santana e Marcos Grina brigavam pela liderança, claro que tentando segurar Everson quando vinha para as pistas. Jhonatan e Ricardo Hiratsuka travaram outra briga pela posição.

Nos 3 minutos finais, Everson tomou a ponta com pouquíssimos milésimos de diferença. Guilherme Santana se firmou na P2, Marcos Grina tentava fazer voltas rápidas, mas com pouco treino se rendeu e ficou com a P3, seguido de Danilo Takashi na P4, Jhonatan na P5 e Ricardo Hiratsuka na P6.

Mas vamos ver como ficou o resultado final do GTBR1:

GTBR 1 – Vencedor – Everson Vieira

GTBR 1 – P2 – Marcos Grina

GTBR 1 – P3 – Danilo Takashi

GTBR 1 – P4 – Guilherme Santana

GTBR 1 – P5 – Ricardo Hiratsuka

GTBR 1 – Jhonatan – Abandonou a prova por Queda de Conexão.

No GTBR 1, o piloto Everson Vieira sobrou na pista, e abria em torno de 1 segundo por volta, o que marcou sua quarta vitória consecutiva com a quarta pole seguida. Marcos Grina que limitou seus treino a minutos antes da etapa, fez uma participação evitando erros, sofreu uma forte pressão de Danilo Takashi, mas suportou o momento, viu Danilo cometer erros e conquistou a P2 na raça. Danilo Takashi que tinha caído para última posição, veio em uma corrida de recuperação e fechou no P3. Guilherme Santana que conquistou a P2 no qualify, dava a sensação que iria esquentar a briga na pista, cometeu um erro que lhe custou caro logo nas primeiras curvas e fechou no P4. Ricardo Hiratsuka, mostrou que vem evoluindo a cada etapa, vem procurando aprimorar a tocada e certamente vai engrossar o caldo ainda nas próximas etapas, fechou na P5. Jhonatan Supra, que teve um começo fantástico nas 3 primeiras etapas, não conseguiu manter esta performance e nas 3 últimas etapas, registrou dois abandonos e uma sétima posição. Nesta etapa Jhony mais uma vez teve problemas com a conexão.

GTBR2

Se no GTBR1 Everson Vieira sobrou, no GTBR2 a expectativa era diferente pois desta vez Tavares Junior enfrentaria o piloto revelação Bruno Lombardi.

Tavares Junior vinha demonstrando uma evolução e deu imenso trabalho a Everson Vieira na Etapa 05 em Mônaco, e vinha de duas vitórias e dois segundo lugar com duas poles, e Bruno Lombardi vinha de quatro vitórias e quatro poles e desse confronto certamente ia sair faísca.

Embora 11 pilotos se apresentaram para a disputa, a PSN foi cruel com os pilotos e impediu logo de cara de 3 pilotos participarem. Ualace Martinelli, Rafael Machado ZMB Racing e Cyro Oliveira, ficaram de fora da disputa.

Na tomada de tempo, aquilo que já se esperava, e depois de uma disputa para lá de emocionante no qualify Tavares Junior cravou a pole, com o melhor tempo da etapa com 1.09.905. Bruno Lombardi tinha uma nova sensação depois de 4 etapas em largar na P2, seguido de Julio Till na P3, a fantástica evolução de Rafael Rollo que vem se mostrando cada vez mais constante na P4, Alberto Silva na P5, outro piloto que vem demonstrando evolução e certamente dará trabalho em etapas futuras José Guilherme Radaell na P6, o retorno de Marcel Mello na P7 e Nei Castro Junior na P8.

Com este grid, algumas surpresas aconteceram e a PSN mais uma vez se mostrou presente para dois pilotos. Vamos ver como ficou o grid final?

GTBR 2 – Vencedor – Bruno Lombardi

GTBR 2 – P2 – Julio Till

GTBR 2 – P3 – Rafael Rollo

GTBR 2 – P4 –  Marcel Mello

GTBR 2 – P5 – José Guilherme Radaell

GTBR 2 – P6 –  Alberto Silva

GTBR 2 – Tavares Junior – Abandonou a prova por queda de conexão.

GTBR 2 – Nei Castro Jr – Abandonou a prova por queda de conexão.

Assim como antecipamos, o grande confronto que prometia na etapa, a PSN fez o favor de atrapalhar e logo no início da prova, a PSN tirou da disputa Tavares Junior e Nei Castro Junior.

Indiferente a isso Bruno Lombardi acelerou forte e conquistou a quinta vitória consecutiva mas teve a pressão de Julio Till que voltou a andar forte e fechou no P2. Rafael Rollo, anotem este nome, vem melhorando a cada participação e conquistou o P3 no pódio e isso em um grupo forte com muitas feras na pista.

Marcel Mello que marcou seu retorno as pistas é outro piloto que andou forte, deu trabalho a R.Rollo, e fechou na P4, seguido de perto por José Guilherme Radaell na P5 e Alberto Silva na P6.

Observações Finais

Faltando 3 etapas, entramos em um ponto crítico no campeonato, e a administração irá colocar uma possível alteração para apreciação de todos os pilotos, e caso tenha aprovação unanime, o bicho poderá pegar.

Notamos que por nossa metodologia os ponteiros não se cruzam, e tendo 22 pilotos ainda na briga, nossa sugestão de alteração para as 3 últimas etapas é juntar todos os 11 primeiros colocados em uma chave, e o do décimo segundo ao vigésimo segundo colocado em outras chave, assim como acontece na fase final da Stock Car.

Assim, os 11 primeiros colocados entrariam em briga direta na briga, e teríamos um pega de gigantes, mas antes de qualquer alteração esta pauta terá de passar por aprovação dos pilotos e ter aprovação UNANIME para ser concretizada. Um único voto contrário, fará com que o campeonato continue a ter continuidade assim como foi planejado.

Imaginem ter na mesma chave os pilotos Bruno Lombardi, Everson Vieira, Danilo Takashi, Marcos Grina, Guilherme Santana, Julio Till, Tavares Junior, Ricardo Hiratsuka, Alberto Silva, Ualace Martinelli e Rafael Rollo.

Na outra chave teríamos, Jhonatan, José G. Radaell, Chrislei Vieira, Heraldo Gobbi, Nei Castro Jr, Rafael Duarte, Rafael Machado, Cyro Oliveira, Denis Tofoli, Marcel Mello, Douglas Carabette.

Mas voltando a realidade e observando a tabela de pontuação, Bruno Lombardi segue com pequena folga para Everson Vieira. Danilo Takashi se conserva em terceiro mas em uma forte pressão de Marcos Grina que ganha a quarta posição ao passar Guilherme Santana e Tavares Junior que caiu na pontuação com a queda de conexão.

Julio Till vem subindo forte na tabela geral, mas enfim, ao invés de descrever, fica o convite para que nossos pilotos e usuários visitem a tabela de pontuação.

Dia 21 tem a Etapa 07 do Abarth 500 que será realizada em Deep Forest e o bicho vai pegar.