Regulamento – Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil
Gran Turismo 6 / Temporada 2017
Da denominação e participação
1.1. O Campeonato Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil
Gran Turismo 6 / Temporada 2017, organizado pelo site Gran Turismo Brasil, será disputado entre pilotos virtuais brasileiros, ou estrangeiros, a critério da organização, na forma deste regulamento.
1.1.1. Para disputar o campeonato, os pilotos deverão atender a todos os critérios e condições definidos no site oficial do GTBR antes do início do campeonato.
1.2. O site Gran Turismo Brasil detém todos os direitos relacionados à competição e seus membros organizadores são os responsáveis pela organização, realização e elaboração do regulamento do campeonato.
- Da organização do campeonato e do sistema de disputa
2.1. O referido Campeonato será disputado utilizando-se o simulador Gran Turismo 6, da empresa Sony Computer Entertainment, para o console Playstation 3, da mesma empresa.
2.1.1. O cronograma das etapas será divulgado no site do Gran Turismo Brasil (http://www.granturismobrasil.com.br) e Facebook Oficial do Gran Turismo Brasil (https://www.facebook.com/gtbr.granturismobrasil/) antes do início oficial do campeonato.
2.1.2. Os circuitos que poderão ser utilizados no campeonato foram previamente votados por pilotos no Facebook Oficial do Gran Turismo Brasil e estão descritos no item 2.3.4 deste regulamento.
2.1.3. O veículo utilizado neste campeonato será o Ferrari Dino 246 71’ e deverá utilizar o setup padrão, apenas sendo permitido a troca de óleo.
2.1.4. A divulgação do circuito a ser utilizado na etapa será realizada no Site Oficial e Facebook Oficial do Gran Turismo Brasil com uma semana de antecedência da prova a ser realizada, salvo motivo de força maior que impeça a realização do (s) evento (s).
2.2. O sistema de disputa adotado serão os de corrida online e tomada de tempo, por meio do uso de salas privadas disponíveis no ambiente online da PSN no Clube GTBR Gran Turismo Brasil, criadas especificamente pela organização para a realização das etapas do campeonato.
2.2.1. No sistema de corrida online, os pilotos se conectam via internet à (s) sala (s) ou lounges criada pela organização do campeonato e correm uns contra os outros, com formação de grid de largada, disputando a melhor posição na pista dentro do número de voltas determinadas em cada bateria.
2.2.2 O sistema “Tomada de Tempo” consiste na classificação dos pilotos considerando os tempos de volta marcados em sessões de treino livre criadas especificamente para esse fim, tendo suas posições definidas, em ordem crescente, do menor tempo de volta para o maior tempo de volta.
2.2.3. Etapas: Serão realizadas 09 etapas em pistas sorteadas segundo descrito no parágrafo 2.3.4.
2.3.4. Pistas: 20 traçados estão homologados para o Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil, mas somente 06 serão utilizados. As pistas homologadas para o Abarth 500 Gran Turismo Brasil são:
Lista | Num | Circuitos |
A | 1 | Spa-Francorchamps |
A | 2 | Mount Panorana |
A | 3 | Suzuka Circuit |
A | 4 | Silverstone |
A | 5 | Nurburgring GP/F |
A | 6 | Twin Ring Motegi |
A | 7 | Fuji Speedway F |
A | 8 | Brand´s Hatch GP Circuit ´80 |
A | 9 | Indianapolis Estrada |
A | 0 | Laguna Seca |
B | 1 | Grand Valley Speedway |
B | 2 | High Speed Ring |
B | 3 | Trial Mountain |
B | 4 | Apricot Hill Raceway |
B | 5 | Deep Forest |
B | 6 | Mid Field Raceway |
B | 7 | Tokyo R246 |
B | 8 | Special Stage Route 5 |
B | 9 | Circuit di Roma |
B | 0 | Cotê d´Azur |
2.3.5. Homologação de pista para etapa: A pista será homologada através do sorteio da loterial federal com no mínimo 7 dias de antecedência da prova.
2.3.5.1 Último digito do primeiro prêmio.
O último digito do primeiro prêmio irá determinar qual lista de circuitos iremos utilizar, Lista A de 1 a 5 e Lista B de 6 a 0.
2.3.5.2. Último digito do segundo prêmio.
O último número do segundo prêmio definirá o circuito que iremos utilizar.
2.3.5.3. Caso a pista já tenha sido utilizada no campeonato.
No caso de a pista já ter sido utilizada em alguma etapa, iremos considerar o último digito do terceiro, quarto ou quinto prêmio até encontrarmos um circuito que até então não fora utilizado no campeonato.
2.3.5.4. Último digito do segundo ao quinto prêmio já utilizado.
No caso de o último digito do segundo ao quinto prêmio coincidirem com os circuitos já utilizados no campeonato, iremos verificar a mesma sequência de números na lista contrária ao determinado no primeiro prêmio.
2.3.6. Piloto não participante: O piloto que não participar na prova não somará pontos na etapa na soma de pontos individuais.
2.3.6.1. Piloto com queda de conexão até 80{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova: O piloto que tiver queda de conexão com menos de 80{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} do número de voltas da prova, somará um ponto na etapa na soma de pontos individuais.
2.3.6.2. Piloto com queda de conexão de 81{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} a 99{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} da prova: O piloto que tiver queda de conexão entre de 81 a 99{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} do número de voltas da prova, estará consecutivamente na última posição da bateria participante e somara os pontos referidos a colocação. Caso tenha mais pilotos que caiam a conexão nesta faixa de prova, iremos considerar a queda da última conexão, após a penúltima e assim consecutivamente até formarmos o grid final.
2.3.7. Pole Position: O Pole Position de cada etapa receberá um ponto extra.
2.3.8. Pontuação.
Será adotado a seguinte pontuação para a Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil:
PONTUAÇÃO
1º Lugar Grupo A: 20 pontos
2º Lugar Grupo A: 17 pontos
3º Lugar Grupo A: 15 pontos
4º Lugar Grupo A: 13 pontos
5º Lugar Grupo A: 11 pontos
6º Lugar Grupo A: 9 pontos
7º Lugar Grupo A: 7 pontos
8º Lugar Grupo A: 5 pontos
9º Lugar Grupo A: 3 pontos
10º Lugar Grupo A: 2 pontos
11º Lugar Grupo A: 1 pontos
2.3.9. Pontos Extras
Todos os pilotos que terminarem na mesma volta do líder, ganharão um ponto extra na pontuação da etapa.
2.4.0. Grupos e Sistema Group Rotation.
O Ferrari Chellenge Gran Turismo Brasil contará com 3 grupos compostos de 11 pilotos, e utilizaremos o sistema Group Rotation, onde os pilotos de acordo com seus resultados poderão migrar de grupo para disputar a bateria com outros pilotos. Este sistema visa a maior possibilidade com que todos os pilotos disputem entre sí. Caso um grupo fique com um número consideravelmente menor de pilotos que outro grupo, a administração se reserva ao direito de substituir de grupo o último piloto de um respectivo grupo.
2.4.1. Dia da Semana das Provas e Tomadas de Tempo: As provas serão realizadas nas noites de domingo a partir das 20.30hs com formação e estabilização de salas.
2.4.2. Calendário: O calendário das provas e das respectivas tomadas de tempo será divulgado no Site e Facebook Oficial do Gran Turismo Brasil.
Uma etapa poderá ser transferida de data, antecipada ou prorrogada a critério da administração do Gran Turismo Brasil, com publicação mínima de 15 dias de antecedência da prova.
As datas das provas previamente determinadas para o Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil seguem descritas abaixo:
Etapa 01 06 de Agosto de 2017
Etapa 02 20 de Agosto de 2017
Etapa 03 03 de Setembro de 2017
Etapa 04 17 de Setembro de 2017
Etapa 05 01 de Outubro de 2017
Etapa 06 15 de Outubro de 2017
Extra 01 29 de Outubro de 2017
Extra 02 12 de Novembro de 2017
As provas determinadas como Extra 01 e Extra 02 são datas que poderemos utilizar caso alguma das seis etapas sejam canceladas.
2.4.3. Descarte
Em virtude de termos nove etapas ao longo do campeonato, todo piloto dparticipação.
2.4.3.1. Descarte de ausência de prova com comunicação.
O piloto somente poderá usar seu descarte em uma prova o qual foi ausente, desde que a notificação da ausência de prova seja enviada a administração do GTBR com até 48 horas de antecedência.
2.4.3.2. Ausência de prova sem comunicação.
Não será permitido ao piloto utilizar o descarte em uma prova o qual não participou e não notificou a administração do GTBR, atendendo as exigências descritas no item 2.4.3.1
2.4.4. Ausência de Participação em Etapas
O piloto poderá ter no máximo duas ausências no campeonato, desde que uma das ausências seja notificada segundo item 2.4.3.1
2.4.4.1 Piloto com duas ausências não notificadas.
O piloto que somar duas ausências não notificadas a administração do GTBR segundo item 2.4.3.1, será automaticamente excluído do campeonato e dará lugar a um piloto que estará na fila de espera para ingressar na disputa.
2.4.4.2 Piloto com três ausências.
O piloto que somar três ausências podendo ser elas notificadas ou não, será automaticamente excluído do campeonato e dará lugar a um piloto que estará na fila de espera para ingressar na disputa.
2.4.5. Lista de espera de Pilotos.
O campeonato também contará com a lista de espera de pilotos. Como o campeonato terá número limitado de participantes, os pilotos requerentes de vagas após o número máximo de participantes estipulados pela organização, irão ingressar na lista de espera para uma vaga. Estes poderão ter a oportunidade e ser incluídos no lugar dos pilotos que perderem suas vagas, seja por penalidades ou por infração descritas no parágrafo 2.4.4.
2.4.6. Prioridade de Inscrição em Próximos Campeonatos.
Os pilotos que terminarem o campeonato de modo elegível, ou seja, participantes ativos e observadores das regras descritas neste regulamento, terão prioridade de inscrição no campeonato subsequente promovido pelo Gran Turismo Brasil.
2.4.7. Tempo de Prova
O número de voltas de cada etapa será calculado para uma duração aproximada de 30 minutos de prova.
2.4.8. Ajustes Permitidos e Proibidos: Todos os participantes deverão observar os ajustes e acessórios permitidos e proibidos nos carros e modo de pilotagem conforme segue abaixo:
– Preparação Proibida; (Setup Padrão)
– NITRO Proibido;
– ABS Proibido;
– TCS (Controle de Tração). Proibido:
– Direção Ativa Proibido:
– ASM Proibido;
– Força de Recuperação de Derrapagem Proibido;
– Indicador de Ponto Cego. Proibido;
– Linha de Condução. Proibido;
2.4.9. Configuração do Carro Homologado: A configuração do carro homologado para este campeonato deverá atender os requisitos descritos abaixo:
– PP´s: Máximo de 488 PP´s.
– Potência: Potência Máxima de 281CV.
– Peso: Peso Mínimo de 864Kg.
2.5.0. Pit Stop: A cada prova será obrigatória uma parada no Pit Stop para troca de pneus.
2.5.1. Pneus: A escolha de pneus será livre, porém o piloto somente poderá utilizar até o pneu Corrida Duro.
2.5.2. Campeão: Será declarado campeão, aquele que obtiver a maior pontuação na soma dos pontos conquistados em cada uma das etapas, e assim respectivamente.
2.5.3. Campeão em caso de Empate: Em caso de empate ao final do campeonato, os critérios de desempate serão os definidos abaixo, na seguinte ordem:
2.5.3.1. Maior número de participações nas etapas e nas baterias;
2.5.3.2. Melhor somatório de resultados na combinação das etapas disputadas;
2.5.3.3. Permanecendo o empate, a organização definirá o (s) próximo (s) critério (s) de desempate (s) no site oficial do GTBR ou no Facebook GTBR.
2.5.4. – Índice de participação de brinde.
Todos os pilotos participantes com de 100{c68f7f81b43a438ee566a87d94a309d768594f99bbd991a8827c19a64f1c40ba} de índice de participação e presença nas etapas, irão participar do sorteio de um prêmio cedido por um patrocinador.
- Das condições de participação no campeonato
3.1. Para estar apto a participar do campeonato, o piloto deverá dispor, no mínimo, dos seguintes equipamentos e condições:
3.1.1. 1 console Playstation 3 atualizado com a último firmware disponível;
3.1.2. 1 joystick ou volante que funcione com o console;
3.1.3. 1 televisor compatível com o console;
3.1.4. Uma boa conexão com a rede mundial de computadores (internet) que permita o acesso à Playstation Network (PSN) e a participação nas corridas online do GT6 sem prejudicar a conexão das salas criadas para a disputa.
3.2. Os pilotos são exclusivamente responsáveis pelo funcionamento dos equipamentos que garantam sua participação no campeonato, isentando o GTBR, nesse sentido, de qualquer responsabilidade quanto a disponibilidade do piloto para participar das baterias.
- Das regras de conduta e condução durante as corridas online
4.1. As regras detalhadas de condução dos pilotos durante as baterias online serão divulgadas à parte no documento denominado Estatuto do Piloto GTBR, a ser divulgado oportunamente no site da comunidade.
- Das penalidades
5.1. Será publicado conjuntamente com o Estatuto do Piloto GTBR normas detalhadas acerca das situações que originarão penalidades aos participantes do campeonato em caso de descumprimento das regras relativas ao evento.
5.2. Embora o sistema de validação das voltas seja o do próprio simulador, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da corrente etapa ou mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer atitude antidesportiva durante as corridas online, que gere ou não vantagem ao respectivo piloto.
5.3. De igual forma, a organização deste campeonato se resguarda ao direito de poder sancionar o piloto, inclusive com a pena de desclassificação da etapa ou até mesmo do campeonato, caso seja detectada qualquer outra irregularidade durante a realização das baterias, como por exemplo uso de códigos para burlar a programação original do simulador.
5.4. Para fins do Ferrari Challenge Gran Turismo Brasil, são considerados tipos de penalidade aplicáveis aos pilotos:
5.4.1. Advertência, para as faltas consideradas leves e cuja ocorrência tenha sido a primeira;
5.4.2. Adição de tempo ao tempo total registrado na bateria ou desclassificação de uma das etapas ou de todo o evento, para as faltas consideradas graves e em caso de reincidência nos casos de advertência, a critério da organização do evento;
5.4.3. Suspensão de participação nas próximas etapas ou dos próximos eventos a serem realizados pelo GTBR, para reincidência em faltas de natureza grave, ouvido o Conselho de Pilotos;
5.4.4. Descadastramento do piloto infrator do site, a critério exclusivo da Comissão de Pilotos, no caso de reincidência das penas de suspensão e em caso de grave perturbação do ambiente online da PSN provocada pelo membro em questão.
5.5. Caso o piloto entenda que o julgamento decorrente da aplicação de sanção prevista nos itens anteriores não tenha sido adequado, poderá requerer recurso formalmente à organização, para que esta encaminhe a decisão para análise e julgamento da Comissão Pilotos do Gran Turismo Brasil, para que procedam à revisão ou não da decisão. Neste caso, a decisão do Conselho será definitiva, não cabendo mais recurso por parte do piloto e da organização;
5.5.1. A solicitação de recurso prevista neste item não é aplicável às sanções de advertência, cuja decisão é soberana da instância aplicadora da penalidade.
5.6. Caso haja denúncia de qualquer atitude antidesportiva ou outra irregularidade observada durante a etapa declarada por piloto ou membro no site do Gran Turismo Brasil, encaminhada por e-mail ou pessoalmente à organização, está poderá, a seu critério, proceder à investigação da conduta do piloto, podendo desclassificá-la caso seja confirmada qualquer irregularidade que desrespeite as regras dispostas neste regulamento e nos demais relativos ao campeonato, respeitado o direito de recurso pelo piloto da respectiva volta ao resultado proferido pela organização.
- Da premiação
6.1. A critério da organização ou dos patrocinadores do Gran Turismo Brasil, os três primeiros colocados na classificação final do campeonato poderão receber ou não premiação, mas em caso de existência de premiação será divulgada em comunicado oficial no site do Gran Turismo Brasil / Facebook Gran Turismo Brasil.
6.2. A critério exclusivo dos pilotos premiados, estes poderão optar em receber os prêmios:
6.2.1. Em mãos, diretamente da equipe Gran Turismo Brasil em um local acessível a ambos.
6.2.2. Pelos correios, mediante fornecimento dos dados solicitados pela organização, com as despesas de envio custeadas pelo piloto.
6.3. De igual modo, o site GTBR, por meios próprios ou através de seus patrocinadores oficiais, poderão sortear a qualquer tempo prêmios para os pilotos participantes de todas as fases do campeonato, segundo critérios de elegibilidade definidos pela equipe organizadora nos canais oficiais de comunicação no site e ou facebook.
6.4. No caso de recebimento da premiação, os pilotos concordam previamente em conceder depoimento para o site GTBR, em formato escrito, de áudio e/ou de vídeo, com a finalidade exclusiva de divulgação dos resultados finais do campeonato para o GTBR.
- Das disposições finais
7.1. Considera-se comunicação oficial, para fins deste regulamento, aquela prestada por membro Gran Turismo Brasil responsável pela organização do campeonato, prestada em destaque na parte do site ou facebook GTBR designada para servir oficialmente de canal de comunicação entre os organizadores e os pilotos.
7.2. Os pilotos que apresentarem conduta ofensiva a outros membros, seja pela utilização de palavras de baixo calão, por manifestações discriminatórias de qualquer natureza ou outras atitudes que agridam a dignidade de indivíduos ou grupos, na utilização dos canais de comunicação disponíveis no site do Gran Turismo Brasil ou no ambiente online do Playstation 3, poderão, a critério da organização, ser desclassificados permanentemente do campeonato, sem prejuízo de outras sanções.
7.3. O tratamento e a resolução dos demais casos omissos na aplicação deste regulamento serão de responsabilidade da organização deste campeonato.
Gran Turismo Brasil – Ferrari Challenge GTBR