Escolha uma Página

GTBR Gran Turismo Brasil

Estatuto do piloto

Versão 3.0 (26/07/16)

 

  1. Introdução

A base de qualquer esporte é a competitividade, exercida dentro de regras a serem observadas por todos para que essa competição ocorra dentro de limites que respeitem a integridade de seus atletas.

O automobilismo virtual já é considerado por muitos como um autêntico esporte, tendo em vista o elevado nível técnico de seus praticantes, resultado do treino, do conhecimento e da dedicação dos pilotos nos diversos simuladores disponíveis na atualidade.

Além disso, cada vez mais os membros estão se organizando em torno de comunidades, como a Gran Turismo Brasil – GTBR, que reúnem pessoas de várias regiões do país e do mundo para acelerar nos ambientes virtuais, seja de modo descompromissado, seja por meio de eventos e competições com ou sem ônus e premiações para seus participantes.

Tendo em vista esse contexto, é importante que sejam estabelecidas regras de conduta para manter a competição nas pistas em um nível saudável, limpo e justo. Apenas dessa forma será possível garantir o bom andamento das corridas online, dos eventos e dos campeonatos organizados pelo GTBR.

As regras de conduta a serem observadas por todos os pilotos do GTBR estão reunidas neste estatuto, após análise e aprovação de amigos Pilotos da comunidade, complementadas por outros documentos a serem publicados no site.

 

  1. Princípios e definições
  • O GTBR foi criado para promover a competição sadia entre seus membros, admiradores da franquia Gran Turismo, sempre única e exclusivamente com foco na diversão e na união de seus pilotos.
  • Para isso, a comunidade criou um conceito que nos acompanha desde 2006 e que define com exatidão o espírito dos seus membros: o estilo de pilotagem “Driving for Perfection”, que consiste na tocada rápida, técnica e, acima de tudo, limpa e leal, buscando sempre a perfeição aliada ao respeito pelo adversário dentro e fora das pistas.
  • A comunidade GTBR também tem como princípio básico a ampla participação de todos nos eventos e campeonatos que realiza, haja vista não cobrar nenhum tipo de taxa de participação de seus pilotos e não remunerar o trabalho de seus administradores e organizadores, que o realizam de forma totalmente voluntária. Toda a renda para manutenção do site é originada de patrocínios, doações e venda de produtos e serviços voltados para o automobilismo virtual.
  • O GTBR também estimula a participação de todos os seus membros no tratamento de assuntos e temas que envolvem diretamente seus interesses, por meio dos canais de comunicação disponíveis no site, como facebook, twitter e e-mails, democratizando os debates, dando voz e poder de decisão a todos.

 

  1. Direitos do piloto GTBR
  • O piloto devidamente cadastrado no site e facebook (https://www.facebook.com/gtbr.granturismobrasil/) tem os seguintes direitos e prerrogativas:
    • Participar de todos os eventos online, sem qualquer tipo de restrição ou discriminação, desde que observe todas as normas contidas neste estatuto e nos demais manuais e regras definidas no site do GTBR.
    • Direito à voz nos canais de comunicação oficial do site, com poder de decisão igual aos demais membros da comunidade.
    • Ser respeitado nos ambientes promovidos e administrados pelo GTBR, independentemente de idade, crença, cor, gênero, ideologia ou qualquer outro parâmetro que possa ensejar condutas preconceituosas e discriminatórias.
    • Opor defesa contra qualquer penalidade imposta durante a realização dos eventos no site, podendo recorrer, em última instância, a um Conselho formado por Pilotos e ou Conselho formado por administradores de outros sites convidados, que fará o julgamento definitivo da questão, caso entenda pertinente.
  • O piloto pode e deve mencionar os dispositivos previstos neste estatuto e recorrer ao Conselho de Pilotos para se defender contra o descumprimento de qualquer um de seus direitos.

 

  1. Regras de conduta e deveres do piloto GTBR
  • O respeito ao adversário, dentro e fora das pistas, deve ser sempre prioridade máxima da conduta do piloto GTBR.
  • Os membros da comunidade deverão observar fielmente as disposições contidas neste estatuto e nas regras específicas definidas no site para os eventos realizados.
  • O piloto não poderá alegar desconhecimento às normas contidas neste estatuto e nas demais regras disponibilizadas no site para se defender contra qualquer punição aplicada a partir desses instrumentos.
  • Durante o uso dos meios de interação do site (módulo comentários, facebook, twitter, chat ou outra ferramenta digital.) e do ambiente online da Playstation Network (PSN), o membro da comunidade deve observar as regras de utilização desses canais, de modo a respeitar os demais membros e não provocar distúrbios e discussões nos ambientes disponibilizados pela comunidade.
  • O piloto terá que dispor, obrigatoriamente, de todo o equipamento individual exigido para a realização dos eventos e campeonatos promovidos pelo site (console, controle, jogo, conexão internet que suporte adequadamente partidas online etc.), não podendo, em nenhuma hipótese, requerer alteração de resultados em virtude de problemas ocorridos única e exclusivamente por conta da estrutura sob sua responsabilidade.
  • Durante a participação em corridas promovidas pelo GTBR e seus membros, o piloto deverá observar todas as normas de condução contidas aqui, de forma geral, e de forma específica no Manual de Condução do Piloto GTBR, disponível no site da comunidade, sob pena de sofrer sanções em caso de descumprimento das regras ali determinadas.

 

  • Regras básicas e gerais de condução:
    • O piloto deve dominar conhecimentos e técnicas básicas de pilotagem virtual de veículos automotores de alto desempenho;
    • O piloto que não dominar as técnicas de pilotagem e conduta GTBR deverá obrigatoriamente participar dos Warm Up’s com objetivo de conhecer a mecânica e conduta apresentada nos eventos GTBR e ler na integra o documento denominado “Estatuto do Piloto” elaborado pelo GTBR Gran Turismo Brasil.
    • O piloto não poderá explorar, de forma proposital, nenhuma falha ou vulnerabilidade contida no simulador, exceto sob expressa autorização da organização do evento;
    • O piloto deverá observar as regras de sinalização contidas no circuito e as orientações e determinações repassadas pelo diretor de prova nomeado para cada evento;
    • O piloto deverá observar a preferência de traçado em cada trecho do circuito, principalmente em ultrapassagens;
    • É expressamente proibido dar toques propositais no veículo do adversário, ou jogá-lo para fora do traçado;
    • Quando o piloto estiver em condições de desvantagem na pista (ex. for retardatário ou estiver com o veículo danificado) deverá facilitar a ultrapassagem para os demais;
    • Na defesa de posição na pista, o piloto poderá alterar sua trajetória apenas uma vez até a próxima curva do circuito, sendo vedada a realização da manobra conhecida como “zigue-zague”;
    • O piloto não poderá fazer uso de xingamentos ou de palavras de baixo calão durante as provas oficiais, nos casos em que esse tipo de comunicação seja permitido.
  • Com o objetivo de facilitar a identificação dos membros do site na PSN, é recomendável (Não Obrigatório) que o piloto tenha cadastrada uma conta brasileira, identificada com a “tag” GTBR_, seguida do “nick” de sua preferência. Ex: GTBR_GrinaGT

 

  1. Penalidades
  • Em caso de descumprimento a este estatuto e às demais regras e manuais contidas no site poderão ser aplicadas as seguintes penalidades, em ordem de gravidade:
    • Advertência, para as faltas consideradas leves e cuja ocorrência tenha sido a primeira;
    • Desclassificação de uma das etapas ou de todo o evento, para as faltas consideradas graves e em caso de reincidência nos casos de advertência, a critério da organização do evento;
    • Suspensão de participação nas próximas etapas ou dos próximos eventos a serem realizados pelo GTBR, para reincidência em faltas de natureza grave, ouvido o Conselho de Pilotos;
    • Descadastramento do piloto infrator do site / Facebook, etc, a critério exclusivo do mantenedor do site que consultará o conselho de pilotos, no caso de reincidência das penas de suspensão e em caso de grave perturbação do ambiente da comunidade (site, fórum, facebook, twitter, Playstation Network e outros canais utilizados pelo GTBR) provocada pelo membro em questão.
  • O enquadramento das penalidades na escala proposta no item 4.1 será definido em cada evento e campeonato promovido pelo GTBR, a critério dos organizadores, observada a coerência de gradação apresentada neste estatuto.
  • O GTBR elaborará e manterá atualizada no site lista contendo o “nick” dos pilotos que foram descadastrados da comunidade, com o objetivo de informar os demais membros.
  • Caso o piloto banido tente voltar à comunidade com outro “nick” e essa ação seja levada ao conhecimento do mantenedor do site e do Conselho de Pilotos, o ex-membro em questão poderá ser descadastrado sumariamente da comunidade, sem prejuízo de outras medidas aplicáveis à situação.

 

  1. Conselho de Pilotos GTBR
  • Está constituído formalmente, a partir da data de publicação deste estatuto, o Conselho de Pilotos GTBR, formado por membros ativos cadastrados no site da comunidade, facebook, escolhidos entre aqueles que apresentam conduta exemplar tanto dentro quanto fora das pistas, com as seguintes responsabilidades:
    • Aprovar o inteiro teor deste estatuto e proceder à revisão do documento sempre que for necessário;
    • Promover o conhecimento deste estatuto e a observância dos princípios e normas aqui contidas a todos os membros da comunidade;
    • Avaliar as questões de ordem disciplinar que forem levadas ao conhecimento da Direção GTBR / Conselho e aplicar as sanções previstas, quando for o caso;
    • Definir critérios de organização dos eventos promovidos pelo site, facultada a consulta aos demais membros da comunidade por meio dos canais de comunicação destinados a essa finalidade;
    • Tratar os casos omissos deste estatuto e demais questões pertinentes advindas da aplicação deste documento sempre que assim for demandado pela comunidade.
  • A alteração dos membros que compõem o Conselho poderá ocorrer a qualquer tempo, e sempre sugerido pela Direção Geral do Gran Turismo Brasil devendo ser informada sua composição atualizada a todos os membros da comunidade no site do GTBR.

 

 

Equipe Gran Turismo Brasil

 

responseveIframe(); function responseveIframe() { $('iframe').height( $('iframe').attr("height") / $('iframe').attr("width") * $('iframe').width() ); } /*this functions is only needed to see the resize as you drag display border*/ $(window).resize(function() { responseveIframe(); });